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Livro sobre "tesouros" plantados em vinhedos mais parece ação de marketing

Rodrigo Casarin

30/04/2020 09h52

É preciso coragem e certa cara de pau para bancar certas ações de marketing.

A vinícola Catena Zapata e todos os outros projetos que se desdobraram a partir do trabalho de Nicolás Catena Zapata, um dos nomes mais importantes da história do vinho argentino, são amplamente reconhecidos mundo afora. No Brasil, ter algum dos sobrenomes do cara estampado num rótulo é meio caminho andado para que a garrafa seja desejada pelo consumidor, independente do líquido dentro do recipiente.

A confiança tem lastro. Os vinhos costumam ser bons. Não necessariamente melhores do que certos concorrentes de acordo com a faixa de preço de cada produto, é verdade, mas o trabalho de marketing do grupo é muito bem feito. Prova disso é que recentemente a Catena Zapata foi eleita a marca mais admirada do mundo pela revista inglesa Drinks International. Trocando em miúdos: Nicolás e seus herdeiros manjam de vinho, entregam aos consumidores bebidas que valem a pena e, a partir disso, souberam transformar seus nomes em sinônimo de qualidade, principalmente quando o assunto é malbec argentino.

Não me parece exagerado apontar a vinícola como uma das mais importantes do mundo neste momento. Mas ela está à altura de produtores célebres, com histórias centenárias, responsáveis por fazer de fermentados de uvas algumas das bebidas mais desejadas, aduladas, procuradas e inflacionadas do mundo? Está a Catena Zapata ou algum de seus vinhedos e produtos no nível de um Châteu Lafite Rothschild, Chateu d'Yquem, Leflaive Montrachet ou Romanée-Conti, verdadeiros ícones da França? Sem ironias, não sei. Deixo a resposta para quem já teve grana ou oportunidade para derrubar caríssimas garrafas dessas últimas marcas, não é o meu caso.

O livro "Ouro nos Vinhedos – Histórias dos Vinhedos Mais Importantes do Mundo" não apenas coloca a Catena Zapata ao lado desses franceses, mas também a equipara a sete outros produtores de inegável qualidade, como o alemão Joh. Jos. Prüm, dono de rieslings paradigmáticos, e o italiano Gaja, cuja história vem sendo construída há mais de século. Repito: deixo para especialistas avaliarem se é razoável ou não colocar a grife argentina ao lado desses nomes; para mim, inclusive, o mais justo seria fazer uma degustação às cegas com vinhos de tudo o que é tipo, daí veríamos de verdade quem é quem.

Só que tem um detalhe. A autora do livro, recém-publicado no Brasil pela Catapulta em tradução de Fabiana Teixeira Lima, é ninguém menos do que Laura Catena. Sim, a Laura manja muito de vinho, tem uma carreira admirável, produz rótulos que adorei provar e outros que amaria ter grana para bancar. Porém, como o sobrenome entrega, ela é filha de Nicolás Catena Zapata, além de herdeira e diretora da Catena Zapata. Ao longo do livro ela assume isso e a todo momento reforça o tom pessoal do trabalho, é verdade. No entanto, impossível ler "Ouro nos Vinhedos" sem encará-lo como uma autopromoção, como uma peça de marketing. É pra lá de oportuno para Laura criar uma narrativa em que coloque a própria marca ao lado de outras que costumam ser, mais do que admiradas, veneradas.

Feita a importante ponderação para prevenir os incautos, também digo que o livro tem seu valor. E que livro bonito, aliás. Ilustrado por Fernando Adorneti, colorido, cheio de peripécias gráficas, capa dura, papel nobre… pensado para ficar sobre a mesa, para fazer sucesso no Instagram. para ser ostentado (aqui em casa, até tomei bronca por dobrar páginas para marcar certos trechos). As histórias de cada um dos doze vinhedos são bastante breves, mas trazem boas curiosidades. Você sabia que o Adrianna Vineyard, ícone da bodega de Laura, deve seu nome, de certa forma, ao livro "Memórias de Adriano", de Marguerite Yourcenar? Não? Nem eu. Também gostei de ver vinícolas de países como Estados Unidos e Austrália dentre dúzia escolhida.

Cairia bem, ajudaria a deixar a coisa com uma cara menos cabotina, se a autora tivesse colocado pelo menos mais uma vinícola sul-americana na obra. E aqui entramos em alguns problemas da edição. Um editor atento teria dado um toque na escritora e dito: "Laura, o Robert Parker tem sua importância, claro. No entanto, pelo texto, parece que ele é o único crítico que você conhece ou respeita. E se for isso mesmo, melhor deixar logo explícito". Também estranha que leitores prévios tenham deixado passar erros como um "nos anos 1970 do século XIX" (1970 só pode estar no século XX).

São questões bem problemáticas tanto para um livro quanto para uma peça de marketing. Ou para uma peça de marketing em forma de livro. Pode encarar como preferir.

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Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.