Topo

Engajada, questionadora e fã de sexo: conheça Olga, a sexóloga das HQs

Rodrigo Casarin

05/09/2019 09h46

Em uma tirinha, Olga comemora. Em frente ao computador, vibra: "Missão cumprida!". Quando questionada sobre o que havia acabado de fazer, estufa o peito e se orgulha: "Assinei uma petição!". A crítica aos ativistas de internet é clara.

Em outra sequência, Olga chega em uma amiga e diz: "Ano de eleição, sabe o que isso significa?". A ingênua responde: "Época de renovação e esperança?". Olga, então, traz a colega de volta à realidade que parece eterna: "Aberta a temporada de cabides de emprego!".

A personagem é a protagonsita da série de tirinhas criada por Thaïs Gualberto, formada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. "Olga, a Sexóloga Taradóloga" nasceu em 2009, mas, tempos depois, passou a ser chamada apenas de "Olga, a Sexóloga". Foi com esse segundo nome que chegou às páginas da Folha de São Paulo, onde, em 2016, Thaïs substituiu ninguém menos do que Angeli.

Olga foi criada para tocar em temas relacionados à sexualidade. No entanto, como é possível notar nas duas descrições acima, outros elementos foram entrando no balaio de interesse da personagem: críticas sociais, questionamentos sobre política, religião…

Parte de suas andanças, desventuras e questionamentos foi reunida em livro em 2015, quando Thaïs lançou "Olga, a Sexóloga – Vol. 1", indicado aos Trofeu HQ Mix na categoria "Publicação Independente de Autor". Agora, a quadrinista busca por apoio – via financiamento coletivo – para publicar o segundo volume reunindo um novo corte de suas tirinhas, privilegiando os últimos quatro anos – "um período conturbado da história do Brasil", como define o projeto.

Veja mais algumas tiras de Olga:

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube e Spotify.

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.