Topo

Mais livros religiosos, menos didáticos: o caminho das trevas se solidifica

Rodrigo Casarin

02/05/2018 11h59

"O Triunfo da Morte", de Pieter Bruegel, O Velho.

Em 2016 uma pesquisa mostrou que o Brasil é, basicamente, um país de leitores de "Bíblia". No mesmo ano, logo na sequência, outra apuração apontou para a ascensão dos livros religiosos e a queda da literatura no país. Já no ano passado, mais um indício da supremacia dos livros sacros, cujas vendas novamente cresciam enquanto o comércio de livros científicos diminuía. Pois bem, segundo a pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro em 2017, realizada pela Fipe a pedido do Sindicado Nacional dos Editores de Livros e da Câmara Brasileira do Livro, a toada permanece a mesma.

No ano passado, editoras nacionais produziram cerca de 393 milhões de exemplares, venderam 355 milhões e faturaram R$ 5,17 bilhões, o que, comparando com o ano anterior e considerando a variação do IPCA (2,95%), significa uma queda real de 4,76% no faturamento. Se o encolhimento do mercado já preocupa, os números dos subsetores são ainda mais tenebrosos: enquanto houve novo recuo na produção e no faturamento de editoras de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) e uma queda real de 10,43% entre editoras de livros didáticos, impactadas pela diminuição de compras governamentais, as editoras de obras gerais tiveram um crescimento real de 3,77% e as editoras de religiosos, de 1,61%.

Como as editoras de obras gerais, tal qual o nome entrega, abarcam desde a mais refinada literatura até livros para colorir, foquemos nos outros três subsetores, mais específicos: enquanto os números das editoras de livros voltados à formação científica, técnica, profissional (CTP) e pedagógica (os didáticos) minguaram, os dados de editoras destinadas a livros que muitas vezes servem ao dogmatismo apresentam novo crescimento.

Já falei em outras oportunidades o quanto o aumento do comércio de títulos religiosos e o encolhimento das obras destinadas essencialmente ao aprimoramento do indivíduo, movimento aqui representado pelos dados de cada segmento, preocupam-me. Textos quase sempre usados para leituras enviesadas me parecem exatamente o contrário do que pensamos quando nos deparamos com a palavra "livro" (e normalmente a confundimos com "literatura"): algo essencialmente aberto, que leva o leitor a diversas possibilidades de mundo, não um apanhado de supostas verdades absolutas.

A novidade é que, de um ano pra cá, o caminho das trevas que apontei em outros textos (cujos links estão nas chamadas acima) vem tomando um corpo maior. Mês a mês presenciamos episódios escabrosos relacionados às artes: exposição que se encerra por conta de protestos reacionários, peça que é retirada de cartaz porque uns e outros não suportam ver Jesus, um cara extremamente libertário e acolhedor, ser interpretado por uma atriz transexual, HQ que é tirada de mostra por melindrar policiais ou entusiastas dos homens de farda… Enfim, a onda conservadora, sem brechas ao diálogo e à pluralidade, está aí, definitivamente.

É o reflexo perfeito de uma população que se preocupa cada vez menos em ouvir vozes divergentes, que aos poucos vai trocando livros formadores por calhamaços religiosos normalmente interpretados de forma oportuna por algum "líder espiritual".

Atualizado às 18h45 para deixar claro que os números apresentados se referem às editoras de cada segmento.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.