Topo

Paulo Coelho se irrita em entrevista a revista espanhola: “Apague tudo”

Rodrigo Casarin

20/08/2018 11h00

Paulo Coelho recebeu em sua casa na Suíça a equipe da revista espanhola "XL Semanal". A ideia era que conversassem sobre "Hippie", sua obra mais recente, que está prestes a ser publicada na terra de Cervantes. No entanto, o papo truncado acabou resultando numa série de desentendimentos entre Paulo e a jornalista e escritora Virginia Drake.

A conversa caminhava com a repórter perguntando sobre a juventude de Paulo, que diz ainda se ver como um hippie. Apesar das respostas breves, tudo corria bem – sem muita empolgação, mas bem, ao menos é o que transparece a edição escrita da entrevista. Até que, após o escritor dizer que mora numa casa enorme, mas vazia, o que comprovaria manter o mesmo estilo de vida de outrora, é questionado por Virginia: "Vazia? É enorme e tem muitos quadros, esculturas e detalhes curiosos".

"Tudo isso é de Christina [esposa do autor]. Eu não necessito de coisas ao meu redor, eu olho tudo com simplicidade, essa é a minha atitude. Sim, posso ser hippie vivendo como vivo em Genebra", rebate Paulo. Daí em diante a conversa descamba. Ao ter seus números expostos – mais de 1300 contratos vigentes, mais de 225 milhões de livros vendidos… -, Paulo rebate dizendo que ser rico não tem nada a ver com ter dinheiro. "Seguramente sim, homem", retruca a jornalista. Que então ouve:

"Deixe-me falar! Me interrompe a todo momento, não permite que eu me explique. O dinheiro, em meu caso, é uma abstração. Quando ganhei meus primeiros US$ 100 mil, acreditei que estava riquíssimo, e depois… Eu conheço gente que é muito pobre porque a única coisa que possui é o dinheiro".

"E a beleza está apenas no interior?", pergunta Virginia, o que incomoda o escritor.

"Retire o que eu disse: eu não sou hippie. Além disso, não posso te explicar meu pensamento porque você me interrompe a todo momento. Apaga tudo, vamos começar de novo".

Persistem no diálogo, mas Virginia mostra que Paulo segue cada vez mais incomodado. Ao ter a chance de falar sobre o que quiser, levanta, fica em silêncio por alguns minutos e dá uma volta pelo quarto. O papo é retomado, segue pelo passado do escritor, suas viagens, experiências com as drogas, questões relacionadas à carreira,… E algumas trocas de farpas: "O que te inquieta agora?", quer saber a jornalista. "Você", diz o entrevistado dando risada.

Veja aqui a entrevista na íntegra, em espanhol.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.