Topo

Clássico da obra de Neil Gaiman, Deuses Americanos ganha versão em HQ

Rodrigo Casarin

25/04/2018 09h19

Ilustração de Glenn Fabry e Adam Brown.

Quando Shadow Moon deixa a prisão, o mundo que lhe aguarda é bastante diferente daquele em que vivia antes de ser trancafiado. Um tanto desnorteado com a nova e confusa realidade, encontra algum apoio no enigmático Wednesday, que lhe oferece uma oportunidade de trabalho: protegê-lo durante uma viagem pelos Estados Unidos. O motivo da viagem, no entanto, logo se mostra surpreendente: angariar apoio de antigos deuses que caíram em descrença para que tentem combater os novos objetos de veneração do povo, como o dinheiro e as drogas.

É esse o ponto de partida de "Deuses Americanos", que já pode ser apontado como um clássico dentro da obra do inglês Neil Gaiman. Publicado em 2001, o romance trata de diversas mitologias de forma original, ainda que, na minha opinião, tenha um ritmo um tanto arrastado. Mas fato é que o trabalho agradou muito tanto o público quanto a crítica. Rendeu ao autor prêmios como o Nebula, o Hugo e o Bram Stoker, virou série por meio da Amazon e ganhou uma bela adaptação para quadrinhos que começa a ser publicada no Brasil pela Intrínseca.

Ilustração de Glenn Fabry e Adam Brown.

Assinada por Gaiman em parceria com P. Craig Russell e Scott Hampton, que também trabalharam em "Sandman", a obra-prima do escritor inglês, a HQ de "Deuses Americanos" é dividida em três partes, sendo que a primeira delas, "Sombras", que conta com os primeiros 9 capítulos da história, já está à venda em livrarias do país. A previsão é que os próximos volumes saíam por aqui no primeiro semestre de 2019 e em 2020.

Além da adaptação em si, a obra conta com ilustrações pontuais que abrem certos capítulos e uma seção com capas extras assinadas por renomados quadrinistas, como Becky Cloonan, Skottie Young, Dave McKean e o brasileiro Fábio Moon, coautor, dentre outros, de "Daytripper".

É de Moon o texto da orelha de "Sombras". Nele, escreve que "uma das maiores qualidades da prosa de Neil Gaiman é sua capacidade de envolver os leitores, descrevendo qualquer mundo com tal facilidade que, não importa quão fantástico seja, soa sempre estranhamente familiar. Ao lermos uma de suas histórias, concluímos que, sim, é claro que deuses existem. É claro que estão entre nós. Provavelmente já cruzamos com um deles alguma vez na vida. Gaiman nos faz acreditar (e nós acreditamos) que tudo é possível".

Veja algumas das ilustrações da adaptação de "Deuses Americanos" para quadrinhos (clique nas imagens para ampliá-las):

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Ilustração de David Mack.

Neil Gaiman, P. Craig Russel e Scott Hampton.

Neil Gaiman, P. Craig Russel e Scott Hampton.

Neil Gaiman, P. Craig Russel e Scott Hampton.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Clássico da obra de Neil Gaiman, Deuses Americanos ganha versão em HQ - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.