Topo

Quer aprender a lidar com hipsters ou conviver com a ressaca? Série ensina

Rodrigo Casarin

20/09/2016 10h33

 

"Hipsters gostam muito de descobrir lugares que ainda não tenham sido contaminados pela cultura mainstream, como o oceano. Esta plataforma de perfuração revitalizada é agora a terceira comunidade hipster mais hypada da Europa. Tem seu próprio calendário, dois anos à frente do nosso", explica o breve texto acompanhado da ilustração de uma base petrolífera. "Ir para o trabalho de ressaca pode parecer impossível, mas é importante manter o emprego. Mesmo que ele seja o motivo de você ter se embebedado. Tente chegar no horário de sempre, cumprimente todo mundo e depois vá tirar uma soneca num lugar sossegado, como o telhado. Que mal poderia acontecer?", diz outro, ao lado de uma usina nuclear explodindo.

As ilustrações estão mais abaixo e, acompanhadas das definições, fazem parte de livros da coleção "Como Lidar", "idealizada especialmente para ajudar os adultos a enfrentar o mundo que os cerca", sucesso na Inglaterra que a Intrínseca começa a publicar por aqui. A ideia é que cada volume trate de forma irônica e às vezes politicamente incorreta com certos tipos e situações da vida moderna.

Os cinco primeiros títulos traduzidos para o português são "O Hipster", "O Marido" – que "funciona à base de petisco e cerveja", "A Esposa" – que só parece feliz por conta das taças de vinho -, "Os Encontros" – "uma maneira divertida de conhecer alguém que está com tanto medo de morrer sozinho quanto você" – e "A Ressaca".

Marcados ainda pelo deboche e o cinismo, os textos são assinados por Jason Hazeley e Joel Morris, comediantes que também escrevem a série "Miranda", da BBC. As imagens, por sua vez, foram retiradas da coleção infantil "Ladybird", composta por cerca de 650 títulos lançados a partir de 1915, com volumes assinados por alguns dos ilustradores mais importantes do século 20.

Lançada com o nome de "Ladybird for Grown-ups" na Inglaterra, por lá a série conta, até o momento, com 19 volumes e se tornou um fenômeno editorial logo que chegou ao mercado, em 2015 – em quatro meses, cerca de 1,2 milhões de exemplares da coleção já tinham sido vendidos.

Veja trechos dos livros já lançados no Brasil:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quer aprender a lidar com hipsters ou conviver com a ressaca? Série ensina - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.