Topo

Líder espiritual nos EUA, guru vem ao Brasil pregar que se viva o presente

Rodrigo Casarin

16/09/2016 11h40

 

O jornal inglês "The Independent" já o apontou como "um homem que pode mudar sua vida" e a apresentadora Oprah Winfrey, a mais famosa da televisão norte-americana, disse que o seu "O Poder do Agora" era "um dos livros mais importantes do nosso tempo" ao anunciá-lo como entrevistado do seu programa. Quem é esse autor? Eckhart Tolle, guru alemão que se tornou um dos principais líderes espirituais dos Estados Unidos, maior mercado consumidor dos seus títulos, que já venderam mais de 10 milhões de exemplares pelo mundo.

Uma reportagem do "The New York Times" sobre Tolle dá o tom do trabalho do escritor: "Se você nunca ouviu falar dele, você não passou muito tempo na seção de autoajuda das livrarias". Dos seus seis livros publicados no Brasil, destacam-se "Um Novo Mundo" e o próprio "O Poder do Agora", que saíram pela Sextante – ao todo o autor já vendeu mais de 900 mil cópias no país, garante a editora. Para divulgar seu trabalho por essas bandas onde jamais pisou que o guru estará em São Paulo no dia 5 de novembro, onde fará uma palestra no Anhembi – com ingressos a partir de R$190.

As ideias de Tolle, hoje com 68 anos, se baseiam em duas frentes principais: o pensamento positivo e a gratidão. Para ele, o mais importante é que vivamos o momento presente e, em diversas situações, é importante que deixemos o passado de lado e ajamos quase que instintivamente, confiando na intuição e abrindo mão de uma excessiva racionalização, o que costuma nos levar a tomar decisões egoístas – e o egoísmo presente na sociedade é outro foco que combate.

Em entrevista ao Uol, Tolle explica que o excesso de racionalização faz com que as pessoas busquem referências no passado e, por consequência, acabem se prendendo a ele, não se permitindo, assim, viver de fato o presente. "O mundo é cheio de pessoas que estão fazendo algo, mas a maioria age de maneira automática. Elas são infelizes e criam ainda mais infelicidade. Nossa primeira tarefa é despertá-las para este mundo de agora", acredita.

Segundo o Guru, essa mudança de atitude leva a um comportamento menos egoísta. "Quando você transcende o ego, um estado de consciência e moralidade diferente lhe possui. Você não está mais preso a ilusões, então você sabe que o que faz para o outro, em última instância, também faz para si mesmo". Isso leva cada um mudar a maneira que se relaciona com os bens materiais, inclusive:

"Se você está insatisfeito com o que tem ou frustrado com a situação de momento, isso pode te motivar a ser alguém rico, mas mesmo se você ficar milionário, continuará com a com o sentimento que lhe falta algo e, no fundo, continuará insatisfeito. O dinheiro pode comprar muitas experiências ótimas, mas continuará indo e vindo; você sempre terá um sentimento de vazio e precisará de cada vez mais para se satisfazer fisicamente e psicologicamente. Dessa forma, nunca sentirá a plenitude da vida, que é a verdadeira prosperidade".

Tolle vem desenvolvendo essas ideias há mais de 40 anos e baseia suas convicções principalmente em conceitos do cristianismo, budismo, hinduísmo, taoismo e outras religiões. Crê ser importante que as pessoas tenham períodos de quietude para "aflorar o sexto sentido", aposta que o sentimento positivo "ativa fatores externos" que levam a um movimento de sincronismo ("parece um milagre, mas é algo natural") e diz que da vontade que surgem as soluções para os momentos difíceis.

Ao ser questionado sobre outros autores que poderiam ajudar as pessoas a encontrar a tal felicidade, responde que isso é algo muito pessoal, que "depende do momento espiritual de cada um" e que "não há uma receita" para tal. Lembra, contudo, que "os ensinamentos de Buddha e Jesus, entre outros grandes mestres, pode ser um começo".

E, para ele, o que uma pessoa precisa fazer para alcançar a verdadeira felicidade? Aceitar que nem sempre é possível fazer tudo o que gostaria, mas mesmo assim continuar dando valor ao presente. Apostar que atitudes simples e pensamento positivo podem mudar situações adversas. Aprender a lidar com acontecimentos drásticos e não impor grande resistência à realidade. "A pessoa precisa encontrar a paz".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder espiritual nos EUA, guru vem ao Brasil pregar que se viva o presente - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.