Topo

Editora leva visitantes da Bienal para dentro de livro da Turma da Mônica

Rodrigo Casarin

26/08/2016 13h37

 

O sonho de muitas crianças e adultos poderá ser realizado na Bienal do Livro de São Paulo deste ano. No Espaço Infantil Maurício de Sousa, em ação realizada pela editora Dentro da História, os visitantes podem criar um personagem de aparência personalizada e com o próprio nome que depois é colocado nas páginas de uma história da "Turma da Mônica". Em seguida, o novo integrante da molecada da rua do Limoeiro opta por imprimir gratuitamente um pôster no qual aparece ao lado de Cebolinha, Magali, Cascão e outras famosas criações de Maurício de Sousa ou um livro onde participa de toda uma narrativa – este custa R$44.

"Esse projeto é o sonho de muitos leitores, estar dentro da história. Vinhamos batendo na trave há algum tempo com a impressão sob demanda, mas agora parece que tudo vai fluir bem", disse ao blog na manhã desta sexta Sidney Gusman, editor da Maurício de Sousa Produções.

"A Dentro da História conversou com a gente há três meses, gostamos da ideia, falamos que queríamos tê-los conosco na Bienal e começamos a tocar o projeto. Em pouco tempo tivemos que desenvolver uma narrativa com particularidades, como um texto que se encaixasse em qualquer gênero, para que a personalização pudesse ser feita. Tivemos também que ter cuidado com os avatares criados pelos leitores que aparecem em todas páginas, com o espaço onde eles são inseridos, por exemplo", lembrou o editor. "Foi uma loucura, mas é um projeto que já nasce campeão", acredita.

Maurício de Sousa acena para o público da Bienal.

Gusman também contou que o próprio Maurício de Sousa – que pela manhã estava no estande, dentro de uma sala de vidro, desenhando sob o olhar do público – adorou a iniciativa. "Ele disse que resolveu um problema que ele tinha, que era quantidade de pessoas que pediam para que ele as desenhasse dentro de uma história da 'Turma da Mônica'".

Dentre as possibilidades de personalização, o visitante pode optar por personagens masculinos ou femininos, tom de pele, estilo de cabelo e, dentre outros, os assessórios que serão usados pelo avatar, como boné ou relógio. Segundo André Campelo, um dos sócios da Dentro da História, a expectativa é que 6 mil livros e entre 40 e 50 mil cartazes sejam impressos durante os dez dias de Bienal – nesta sexta, em pouco mais de uma hora, aproximadamente 500 pôsteres já tinham sido rodados na pequena gráfica montada no estande.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Editora leva visitantes da Bienal para dentro de livro da Turma da Mônica - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.