Matt Groening, criador dos Simpsons, lança coletânea de HQs de “autoajuda”
Rodrigo Casarin
17/08/2016 10h34
Em 1989 o norte-americano Matt Groening criou "Os Simpsons", desenho que se ternou um dos maiores sucessos da televisão e um dos principais fenômenos culturais do século 20, projetando o nome do artista para todo o mundo. Hoje, Homer, Marge, Bart, Lisa, Maggie e as demais pessoas amareladas da animação já estrelaram mais de 520 episódios divididos em 27 temporadas. No entanto, o que pouca gente sabe, ao menos aqui no Brasil, é que o criador da série produzia cartuns já na década de 70 e continuou com essa atividade por mais de 25 anos, mesmo com o sucesso do programa.
Agora parte desse trabalho está sendo lançado no Brasil pela editora Veneta. A coletânea "Vida no Inferno" traz quase 200 páginas de tirinhas selecionadas pelo próprio Groening. "É uma série de quadrinhos de autoajuda – no caso, a pessoa ajudada sou eu. Não sei o quanto esses quadrinhos podem ser úteis, mas desenhá-los ao longo dos últimos dez anos foi divertido para mim. Espero que se divirta também, mas se você é um daqueles que consideram meu trabalho irritante, tudo bem. Para minha sorte, ser irritante também é uma diversão e tanto", escreve o artista em um texto de 1990 utilizado como introdução à obra.
Veja algumas das tirinhas e cartuns de "Vida no Inferno" (clique nas imagens para ampliá-las):
Sobre o autor
Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.
Sobre o blog
O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.