Empresa aposta em livros personalizados para que crianças leiam mais
Rodrigo Casarin
29/02/2016 10h11
Livros infantis personalizados, nos quais o comprador pode montar um protagonista de acordo com as características da criança que receberá a obra e, mais que isso, inserir elementos caros ao cotidiano do pequeno na narrativa, como a fachada da escola onde ele estuda. É essa a proposta da ConteJá, empresa que desde o ano passado vem trabalhando com esse tipo de produto.
Pensados para crianças de 4 a 7 anos, os livros contam com roteiro e ilustrações feitos por Silvana Rando, vencedora do Jabuti de 2011 na categoria Ilustração de Livro Infantil com "Gildo". Toda a personalização do volume é feita pelo site da empresa. Cabe ao comprador escolher a cor dos olhos e a tonalidade da pele da criança, bem como suas roupas e o corte do seu cabelo. Em seguida, é possível selecionar os brinquedos que estarão no quarto do personagem, os alimentos que ficarão dispostos na mesa do café da manhã, as atividades de lazer que entrarão na história e até inserir um desenho feito pelo próprio leitor que receberá a obra.
Cada livro personalizado sai por R$37, além do custo do frete. Pensando no futuro, Novaes conta que deseja trabalhar com mais autores nacionais para que possa oferecer outras possibilidades de narrativa e também já vislumbra expandir o negócio para o mercado internacional.
Sobre o autor
Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.
Sobre o blog
O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.