Lembra do Roberto Carlos em propaganda de carne? Episódio virou até cordel
Rodrigo Casarin
23/10/2015 10h00
Lembra do imbróglio que Roberto Carlos se meteu quando resolveu fazer propaganda de um frigorífico? Incontáveis foram as críticas ao cantor, supostamente vegetariano, por aparecer na televisão com um belo pedaço de carne à sua frente, comportando-se como se estivesse diante de seu prato favorito.
O episódio já tem algum tempo, aconteceu no final do ano passado, mas apenas recentemente que conheci uma das peças mais interessantes que nasceram daquela criticada ação, o cordel "Queixas de Uma Vaca a Roberto Carlos", da editora Tupynanquim. Os irmãos Arievaldo Viana e Klévisson Viana imaginaram uma representante da classe bovina que faz uma série de reclamações ao seu boi companheiro sobre o cantor, como no trecho abaixo:
"Um jornal considerou
Sua atitude babaca…
Roberto se retratou
Respondendo: – A carne é fraca
São tantas as emoções…
Por 25 milhões
Eu como boi e vaca!"
E as bem humorados lamúrias não ficam apenas atrelados ao dito vegetarianismo de Roberto colocado em cheque, mas se estendem a elementos da vida do cantor, como censurar biografias e colaborar com os militares na época da ditadura:
"Com o Regime Militar?
– Perguntou um boi vermelho;
Disse a vaca: Ora mais esta
Nessa mata tem coelho
Quer ser como os animais?!
E adorava os generais
Fez do regime um espelho
[…]
Disse a bezerra: – Eu não gosto
Nem eu, nem as minhas tias,
Porque o Roberto Carlos
Censura biografias!
Além do mais é meloso
O Roberto e o Veloso
Viveram melhores dias"
Vejam as duas primeiras páginas da obra:
Sobre o autor
Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.
Sobre o blog
O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.