Topo

Carne crua e raros banhos: como é viver dois anos junto com lobos

Rodrigo Casarin

27/07/2015 12h22

Shaun Ellis sempre foi um apaixonado por lobos. Para tentar compreender melhor os animais, o pesquisador inglês morou por quase sete anos em uma tribo americana no oeste dos Estados Unidos, onde esteve perto dos caninos, observando como eles se relacionavam. Depois, decidiu se aproximar ainda mais dos bichos e passou dois anos vivendo com uma alcateia, sem contato com outros humanos, alimentando-se apenas da carne crua das caçadas, aprendendo a se comunicar com os animais por meio de uivos e da linguagem corporal – principalmente as expressões faciais – e raramente tomando banho.

Ellis saiu de sua experiência com cenas memoráveis na cabeça – como a preparação das lobas para parir suas crias – e uma grande compreensão de como as coisas funcionam dentro de uma alcateia. Em seguida, relatou tudo o que viu e sentiu no livro "O Homem que Vivia com Lobos", lançado em 2009 em inglês e que agora ganha tradução no Brasil pela Record.

Escrita em parceria com a jornalista Penny Junior, a obra também mostra como Ellis, que cresceu próximo às florestas de Norfolk, na Inglaterra, e integrou as Forças Armadas britânicas – onde realizou treinos de sobrevivência –, se preparou para tamanha imersão na natureza.

Para cuidar de lobos ao redor do mundo, o pesquisador fundou, na Inglaterra, a ONG Shaun Ellis Wolf Pack Fundation. Graças ao seu trabalho, Ellis já foi tema de documentários dos canais Animal Planete e National Geographic.

Leia um trecho do livro:

"Nem mesmo hoje tenho ideia do que queria com aqueles lobos ou por que me sentia tão compelido a conhecê-los daquela forma. Talvez fosse uma jornada de descoberta pessoal, para apagar os fantasmas da minha infância. Talvez fosse porque eles me lembravam os cães com os quais havia crescido e eu esperasse sentir com os lobos um pouco do conforto e da segurança que sentira com os cachorros ― e que não experimentava plenamente desde a morte de meu avô. Ou talvez apenas estivesse completamente maluco. Só sei que me incomodava que aquelas belas criaturas achassem tão estressante o contato com seres humanos e esperava que, se me conhecessem, eu de alguma forma seria capaz de tornar um pouco melhores suas vidas em cativeiro."

Título: O Homem que Vivia com Lobos
Autores: Shaun Ellis e Penny Junor
Tradução: Alexandre Martins
Editora: Record
Páginas: 294
Preço: R$38,00

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Carne crua e raros banhos: como é viver dois anos junto com lobos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.