Topo

Em lançamentos, Sherlock Holmes vai ao Japão e Jack, o Estripador, aos EUA

Rodrigo Casarin

27/05/2015 10h41

Dois dos britânicos mais famosos da literatura ganharam recentemente novas histórias para suas biografias. Com atuações diametralmente opostas, o assassino Jack, o Estripador, e o detetive Sherlock Holmes vão a diferentes países em livros que acabam de ser lançados pela Vestígio. O indiano Vasudev Murthy ambienta o investigador no Oriente em "Sherlock Holmes no Japão – 1893, Aventuras dos Anos Perdidos do Detetive Mais Famoso da História", enquanto o estadunidense Stefan Petrucha leva o serial killer para os Estados Unidos em "Jack, o Estripador em Nova York – 1895, um Jovem Detetive no Encalço do Serial Killer Mais Famoso da História".

Em "Sherlock Holmes no Japão", Murthy explora o período entre 1891 e 1894, no qual o detetive estaria supostamente morto – algo desmentido no livro "A Casa Vazia" – para construir uma trama que se passa, evidentemente, no Japão – mas não só nele –, em uma época na qual o país ainda era extremamente fechado para as influências estrangeiras. O lugar seria um dos destinos de Holmes enquanto esteve sumido. Na narrativa, o autor busca, por meio de relatórios e memorandos, reconstruir os passos do britânico pela Ásia e os motivos de sua viagem.

Já "Jack, o Estripador em Nova York" apresenta a história de Carver Young, que sonha em ser detetive e, ao virar parceiro de um renomado investigador, passa a apurar crimes dos quais Jack está por trás. Petrucha ambienta sua narrativa em uma Nova Iorque de 1895 e utiliza de personagens reais, como Teddy Roosevelt, então chefe de polícia, mas que viria a ser presidente dos Estados Unidos. No final do livro, inclusive, há um glossário que explica quais elementos do texto são verídicos e onde o autor tomou certas "liberdades criativas".

Título: "Sherlock Holmes no Japão – 1893, Aventuras dos Anos Perdidos do Detetive Mais Famoso da História"
Autor: Vasudev Murthy
Tradução: Ana Carolina Oliveira
Editora: Vestígio
Páginas: 224
Preço: R$29,90

Título: "Jack, o Estripador em Nova York – 1895, um Jovem Detetive no Encalço do Serial Killer Mais Famoso da História"
Autor: Stefan Petrucha
Tradução: Guilherme Henrique Miranda
Editora: Vestígio
Páginas: 288
Preço: R$34,90

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em lançamentos, Sherlock Holmes vai ao Japão e Jack, o Estripador, aos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.