Topo

Conceição Evaristo será a homenageada do Prêmio Jabuti deste ano

Rodrigo Casarin

16/05/2019 12h21

A edição deste ano do Jabuti, principal prêmio da indústria do livro no Brasil, homenageará a escritora Conceição Evaristo, autora de títulos como "Olhos D'Água", "Ponciá Vivêncio" e "Becos da Memória", todos publicados pela Pallas. Em grande evidência no cenário literário nacional desde 2016, quando brilhou na Flip, Conceição se transformou em um símbolo da luta dos negros por um espaço digno em nossas letras.

É a primeira vez que o Jabuti anuncia com antecedência quem será festejada na cerimônia de entrega do prêmio. A ideia é que, com isso, o mercado possa se movimentar e promover ações que envolvam o nome da homenageada.

ENSINAR QUE MACHADO DE ASSIS ERA NEGRO TAMBÉM SERÁ DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA?

Essa não é a única novidade para a 61ª edição do Jabuti, que neste ano conta com a curadoria de Pedro Almeida, editor da Faro. As categorias infantil e juvenil voltam a receber premiações diferentes – no ano passado tinham sido agrupadas em infantojuvenil – e livros de documentário e reportagem passam a concorrer junto com as biografias, não mais na categoria Humanidades. Além disso, coletâneas compostas por textos que não sejam inéditos não poderão concorrer nas categorias destinadas à literatura.

Dentre as novidades, há também uma mudança na fase final da premiação, que passará a contar com duas etapas: primeiro a Câmara Brasileira do Livro, responsável pelo Jabuti, anunciará os dez finalistas de cada uma das 19 categorias; em um segundo momento, uma nova lista será divulgada, dessa vez reduzindo o número de concorrentes a cada troféu a cinco nomes. O vencedor de cada categoria embolsa R$5.000 e o agraciado com o Livro do Ano leva para casa R$100.000. O anúncio dos vencedores ocorrerá em novembro.

Você pode me acompanhar também pelo Twitter, pelo Facebook e pelo Instagram.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.