Topo

Sabe o que é “Mão de Cabelo”? Não, não é isso que você está pensando…

Rodrigo Casarin

16/10/2018 08h13

Já ouviu falar em Mão de Cabelo? Calma, calma, não tem nada a ver (ou tem pouco a ver) com a famosa mão cabeluda associada por alguns aos amantes do onanismo. Trata-se, isso sim, de uma "terrível entidade que usa uma longa roupa branca", tem a "forma de uma pessoa alta e magra" e possui "mãos feitas de mechas bem compridas de cabelos loiros ou grisalhos", que servem para "facilitar a verificação de quão seco ou molhado estão os lençóis da cama da pessoa visitada pela criatura".

Personagem do folclore nacional, Mão de Cabelo vigia principalmente meninos durante o sono para ver se eles não urinam em suas camas. Se falharem na missão, a pena é dura: a criatura simplesmente arranca o órgão sexual dos mijões. O ser, que representa uma "forma de repreensão a fazer necessidades fisiológicas fora dos lugares apropriados", é conhecido principalmente em Minas Gerais, onde, no sul, é tratado em alguns cantos como Espantalho das Crianças.

Mão de Cabelo é uma das 50 criaturas que estarão presentes em "Lendas", livro ilustrado que reúne personagens da nossa mitologia interpretados com uma pegada contemporânea por 59 artistas brasileiros e acompanhados por verbetes que contam um pouco de suas histórias – as aspas acima, obviamente, foram retiradas do trecho referente ao inimigo dos mijões, que recebeu traços de Ig Guara e cores de Wesllei Manoel. Fazem parte do volume desde seres bem conhecidos, como Saci, Negrinho do Pastoreio, Cuca, Pirapora, Curupira e a Loira do Banheiro até outros que, tal qual Mão de Cabelo, não são assim tão famosos (pelo menos para este paulista aqui), como Perna Cabeluda, Unhudo, Carbúnculo e a Princesa do Jericoacoara.

O projeto é uma iniciativa da Chiaroscuro Studios e está disponível para financiamento coletivo no Catarse (a meta já foi atingida, mas, quem se interessar, ainda consegue garantir um exemplar). Com curadoria de Ivan Costa e Joe Prado, sócios da Chiaroscuro, diversas ilustrações de "Lendas" são de artistas como Thony Silas, Ivan Reis, Eddy Barrows, Yidiray Cinar e o próprio Ig Guara, que também prestam trabalho para estúdios como Marvel Comics e DC Comics, assinando desenhos de gibis como Superman, Liga da Justiça, X-Men, Capitão América e Batman.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Loira do Banheiro por Dógenes Neves e Márcio Menyz.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.