Topo

V. Aveyard, Mauricio de Sousa, Ziraldo... O melhor de cada dia da Bienal

Rodrigo Casarin

02/08/2018 10h50

Começa nesta sexta, dia 3, e vai até domingo que vem, dia 12, a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, o evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, tem ingressos entre R$10 e R$25 e promete oferecer ao público uma programação com mais de 1.500 horas de atividades espalhadas por 14 espaços oficiais.

Dentre atrações internacionais como A. J. Finn, Victoria Aveyard e David Levithan, importantes nomes da literatura brasileira contemporânea, ídolos de gerações (Mauricio de Sousa e Ziraldo, por exemplo) e uma seleção de celebridades de momento, separei o que há de mais interessante em cada dia de feira, pensando em públicos com os mais diferentes gostos (como sempre, os sábados serão os dias mais intensos):

Dia 3, sexta-feira

17h, no Salão de Ideias, "Tabus na Ficção": Ana Paula Maia, autora de "Enterre Seus Mortos" (Companhia das Letras), e Tiago Ferro, de "O Pai da Menina Morta" (Todavia), conversam sobre o luto, a violência e o grotesco na literatura.

18h30, na Arena Cultural, "Romance Contemporâneo": as escritoras brasileiras Nanah Pavoulih ("Ferida", Essência), Mila Wander ("Proteja-me", Ponto Literário), Sue Hecker ("A Fênix de Fabergé", Harlequin) e Camila Moreira ("O Amor Não Tem Leis", Suma) falam sobre romances eróticos.

19h, no Salão de Ideias, "Pós-horror: o novo terror?": Raphael Montes ("Jantar Secreto", Companhia das Letras), Gabriel Tennysson ("Deuses Caídos", Suma), Marcos DeBrito ("A Casa dos Pesadelos", Faro) e Santiago Nazarian ("Neve Negra", Companhia das Letras) discutem se existe ou não o chamado "pós-horror".

Dia 4, sábado

13h, no Salão de Ideias, "Literatura Brasileira Contemporânea": Carol Bensimon ("Todos Nós Adorávamos Caubóis", Companhia das Letras), Paula Fábrio ("Um Dia Toparei Comigo", Foz), Marcelo Moutinho ("Ferrugem", Record), Bernardo Ajzenberg ("Gostar de Ostras", Rocco), Flávio Izhaki ("Tentativas de Capturar o Ar", Rocco) e Luisa Geisler ("Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente", Alfaguara) debatem a atual produção literária brasileira e falam como a realidade pode lhes servir de inspiração e, por outro lado, como os livros podem fazer com que o leitor fuja para uma outra realidade.

15h, na Arena Cultural, "Ziraldo + Mauricio": em um dos eventos mais aguardados desta Bienal, Ziraldo e Mauricio de Sousa conversarão e lançarão o livro ilustrado "Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica".

15h, no BiblioSesc – Praça de Histórias, "Sarau das Pretas e Slam das Minas".

16h, na Arena Cultural, "Bate Papo com Lázaro Ramos", ator e autor de "Na Minha Pele" (Objetiva).

17h, no Salão de Ideias, "Grandes Reportagens Sobre Tragédias Recentes": Rafael Henzel ("Viva Como se Estivesse de Partida", Principium), Daniela Arbex ("Todo Dia a Mesma Noite", Intrínseca) e Rogério Pagnan ("O Pior dos Crimes", Record) falam sobre escrever a respeito de tragédias que chocaram o país nos últimos anos, como o incêndio na boate Kiss, o assassinato de Isabela Nardoni e a queda do avião com o time da Chapecoense.

18h30, na Arena Cultural, "Filosofia: Tempo para Conhecimento": um papo com Mário Sergio Cortella, autor de "A Sorte Segue a Coragem" (Planeta).

20h, no BiblioSesc – Praça da Palavra, "Bate-papo com o Escritor Ferréz": uma conversa sobre a literatura periférica hoje com o autor de "Capão Pecado" (Planeta).

Amara Moira.

Dia 5, domingo

13h30, na Arena Cultura, bate-papo com A. J. Finn, autor de "A Mulher na Janela".

14h30, no Espaço Cordel e Repente, lançamento da coletânea "Mil e uma Noites em Cordel", com o cordelista Klevisson Viana.

15h, no BiblioSesc – Praça de Histórias, "Bate-papo: Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2017 e 2018": uma conversa entre João Meirelles ("O Abridor de Letras", Record), José Almeira Júnior ("Última Hora", Record), Tobias Carvalho ("As Coisas") e Juliana Leite ("Entre as Mãos").

15h, no Salão de Ideias, "Toda Forma de Amor Vale a Pena": Amara Moira ("E Se Eu Fosse Puta", Hoo), Milly Lacombe ("O Ano em que Morri em Nova York", Planeta) e Regina Navarro Lins ("O Livro do Amor", Best Seller) respondem perguntas como "o amor acabou?", "gosto de meninos e meninas?" e "de que maneira iremos nos relacionar no futuro?".

15h, no BiblioSesc – Praça da Palavra, "Bate-papo: Histórias de Avôs": Caco Ciocler ("Zeide", Planeta) e Marcelo Maluf ("A Imensidão Íntima dos Carneiros", Reformatório) falam sobre histórias passadas de pai para filho e de avô para neto.

18h30, na Arena Cultural, conversa com Lauren Blakely, autora de "Mister O" (Faro Editorial).

18h30, no Cozinhando com Palavras, "50 Restaurantes com Mais de 50": Janaina Rueda e Rafael Tonon, autores do livro homônimo à mesa, falam sobre restaurantes paulistanos que já contam com mais de cinco décadas de existência.

Dia 6, segunda

13h, no Salão de Ideias, "Fake News": representantes de grandes agências de comunicação conversam sobre notícias falsas.

17h, no Salão de Ideias, "Batendo Bola": Juca Kfouri ("Confesso que Perdi", Companhia das Letras) e Paulo Vinicius Coelho ("Escola Brasileira de Futebol", Objetiva) falam de seus livros, do futebol brasileiro e da Copa de 2018.

Yoav Blum.

Dia 7, terça

13h30, na Arena Cultural, conversa com Yoav Blum, autor de "Os Criadores de Coincidências" (Planeta).

17h, no Cozinhando com Palavras, "Sabores e Sensações": Zeca Camargo ("Índia: Sabores e Sensações", Companhia de Mesa) e Chef Varusesh conversam sobre viagens e experiências gastronômicas.

20h, no BiblioSesc – Praça da Palavra, duelo de MC's na rima e na improvisação com o pessoal do Largo da Batalha e de Emerson Alcade.

Dia 8, quarta

13h, no Salão de Ideias, "Dias de Crise": Marcelo Ferroni ("O Fogo na Floresta", Companhia das Letras") e Julia Wahmann ("Manual da Demissão", Record) falam sobre a literatura que situa a atual crise econômica e política do Brasil.

15h, no Salão de Ideias, "Realidade como Inspiração": Geovani Martins ("O Sol na Cabeça", Companhia das Letras), Henrique Rodrigues ("O Próximo da Fila", Record) e Carlos Eduardo Pereira ("Enquanto os Dentes", Todavia) falam sobre como suas próprias histórias serviram de base para a criação de suas narrativas e personagens.

16h, na Arena Cultural, conversa com o escritor Charlie Donlea, autor de "A Garota do Lago" (Faro).

17h, no Salão de Ideias, "A História Contada em Quadrinhos": André Dahmer ("Quadrinhos dos Anos 10", Quadrinhos na Cia), Raquel Segal ("Sempre Faço Tudo Errado Quando Estou Feliz", Outro Planeta) e Gabriel Bá e Fábio Moon ("Daytripper", Vertigo) debatem como anda a produção nacional de HQs.

Marcelo D'Salete.

Dia 9, quinta

18h, no BiblioSesc – Praça de Histórias, "Bate-papo: Literatura e Futebol" com Mário Rodrigues ("A Cobrança", Record), Sérgio Vaz ("Colecionador de Pedras", Global) e Celso Unzelte, autor de diversos livros sobre o esporte.

18h30, na Arena Cultural, "Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser": Julia Faria ("Para as Solteiras, com Amor", Paralela) e Daiana Garbin ("Fazendo as Pazes com o Corpo", Sextante) falam sobre questões contemporâneas relacionadas às mulheres.

19h, no Espaço Cozinhando com Palavras, "Queijos Brasileiros à Mesa": Bruno Cabral e Manoel Beato falam sobre o livro que assinam: "Queijos Brasileiros à Mesa – com Cachaça, Vinho e Cerveja" (Senac).

Dia 10, sexta

14h, no BiblioSesc – Praça da Palavra, "O Ofício do Quadrinista": Marcelo d'Salete, autor de "Angola Janga" (Veneta) e recentemente vencedor do Prêmio Eisner com "Cumbe" fala sobre seu trabalho com as HQs.

16h, na Arena Cultural, conversa com Soman Chainani, autor da série "A Escola do Bem e do Mal" (Gutenberg).

20h, na Arena Cultural, "Encontro de Fãs: Harry Potter Através dos Tempos – Uma Viagem Pela Saga que Há 21 Anos Encanta Gerações": uma conversa sobre a saga de J. K. Rowling com leitores apaixonados pela série: Thiego Novais, do Observatório Potter, Caco Cardassi, do Caldeirão Furado, Renie Santos, do O Expresso de Hogwarts, Leonardo Santil, do Patrono Net, e Pedro Martins, do Potterish. A promessa é que haja sorteio de livros e distribuição de kits para todos os participantes.

Victoria Aveyard.

Dia 11, sábado

13h30, na Arena Cultural, conversa com Victoria Aveyard, autora da série "A Rainha Vermelha" (Seguinte).

16h, na Arena Cultura, conversa com Fernanda Montenegro, atriz que recentemente lançou "Itinerário Fotobiográfico" (Sesc).

18h, no BiblioSesc – Praça de Histórias, "Gastronomia e Literatura": papo com o crítico gastronômico Júlio Bernardo, autor de "Dias de Feiras" (Companhia das Letras).

18h30, na Arena Cultural, conversa com David Levithan, autor de livros como "Will & Will" – escrito em parceria com John Green – e "Todo Dia" (Galera).

20h, no BiblioSesc – Praça da Palavra, bate-papo com a escritora Natália Borges Polesso, autora de "Amora" (Dublinense), sobre as conquistas da literatura feita por mulheres.

Dia 12, domingo

13h, no Salão de Ideias, "Videogames: O Equilíbrio entre Jogabilidade e Enredo": a professora Renata Gomes e a designer, infografista e também professora Beatriz Blanco, pesquisadora de artes digitais, conversam sobre a potencialidade dos games como elemento cultural e ferramenta de educação.

13h30, na Arena Cultural, Felipe Castilho, autor de "Ordem Vermelha" (Intrínseca), e Leonel Caldela ("O Terceiro Deus", Jambo) falam sobre a literatura fantástica produzida no Brasil.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.