Topo

Sim, é possível! Como ler 55 páginas em um único dia

Rodrigo Casarin

05/06/2018 16h09

Causou frisson no Twitter a declaração de uma garota que duvidava da informação de que o ex-presidente Lula já teria lido 21 livros desde que foi preso, no dia 7 de abril. Na estimativa da moça, que levou em conta uma média de 150 páginas por livro, o petista teria que ler 55 páginas por dia para atingir o número de obras divulgado. "Qualquer pessoa que costuma ler sabe que isso é 'irrealista', especialmente para um 'semi-analfabeto'", cravou a tuiteira, que prontamente foi aplaudida por muitos e rebatida por outros tantos.

Quer saber como fazer para ler 55 páginas de algum livro em apenas um dia? É simples: sente a bunda no sofá, na cadeira, na cama ou onde preferir, desligue o celular, desligue o computador, desligue a televisão e leia até que tenha percorrido 55 páginas. Assim, curto e grosso, sem dramas nem mistérios.

Em alguns casos já cheguei a ler mais de 400 páginas num único dia, mas isso é até comum para quem trabalha com livros. Contudo, já fui um leitor ocasional e mesmo naquela época com frequência curtia mais do que 55 páginas de uma só vez. Na adolescência, quando punha as mãos num novo "Harry Potter", era comum dar conta de tijolos de 600, 700 páginas em dois ou três dias, o que dá uma média bastante superior à atribuída ao ex-presidente (e olha que eu nem estava preso).

Para fugir um pouco do eu, recordo perfeitamente de ver meu pai preparando um copo de caipirinha, sentando na porta da sala da casa onde morávamos e lendo 150, 200 páginas entre um gole e outro (principalmente quando pegava livros policiais). E há títulos que são perfeitamente encaráveis em uma única sentada: "Noites Brancas", de Dostoiévski, "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, "A Metamorfose", de Kafka… (já anotem as dicas!) todos com mais de 55 páginas.

Chutando alto, uma pessoa demora cerca de 2 minutos e meio para ler uma página, ou seja, 137,5 minutos (ou duas horas, 17 minutos e 30 segundos) para ler 55 páginas, sendo que um dia tem 24 horas. Assim, a pergunta que permeia todo o texto: é mesmo "irrealista" ter uma média de leitura dessas? Acho que nem preciso responder…

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.