Topo

BBC: Livro de Machado de Assis é um dos 100 mais influentes do mundo

Rodrigo Casarin

30/05/2018 14h44

A emissora inglesa BBC, um dos principais veículos de comunicação do mundo, fez uma pesquisa com 108 especialistas em literatura (escritores, pesquisadores, críticos…) de 35 países diferentes para elencar os 100 livros mais influentes da história. O resultado traz uma boa surpresa para os brasileiros: "Memórias Póstumas de Brás Cubas", clássico de Machado de Assis publicado em 1881, ficou com a 60ª posição. A história do defunto autor aparece à frente de títulos como "O Aleph", de Jorge Luis Borges (90º), e "Antígona", de Sófocles (79º). Já Machado se faz presente em uma lista que esnobou outros gigantes, como o russo Anton Tchekhov e o português José Saramago.

A relação, aliás, é previsivelmente dominada por títulos publicados originalmente em inglês, apesar do primeiro colocado ser um colosso grego: "Odisseia", de Homero. Dentre os autores que mais emplacaram clássicos na relação, três dividem a primeira colocação tendo três de seus livros apontados como fundamentais: Shakespeare – "Hamlet" (8º), "Romeu e Julieta" (13º) e "Rei Lear" (33º) -, Franz Kafka – "O Processo" (36º), "A Metamorfose" (50º) e "Diante da Lei" (75º) – e Virginia Woolf – "Ao Farol" (42º), "Mrs Dalloway" (48º) e "Orlando" (83º).

Destacam-se ainda na pesquisa algumas surpresas, como a 15ª colocação para a série "Harry Potter", que ficou na frente de monumentos como "Ulysses", de James Joyce (17ª), "Madame Bovary", de Gustave Flaubert (20ª) e "Guerra e Paz", de Tolstoi (26ª), além de figurar apenas três posições atrás de "A Divina Comédia", de Dante Alighieri (12º). Também surpreende que Dostoiévski apareça apenas com um trabalho na lista: "Crime e Castigo", que ficou com o 23º posto (também atrás do bruxinho).

Veja aqui a lista com os dez primeiros colocados:
1º "Odisseia", Homero
2º "A Cabana do Pai Tomás", Harriet Beecher Stowe
3º "Frankenstein", Mary Shelley
4º "1984", George Orwell
5º "O Mundo se Despedaça", Chinua Achebe
6º "As Mil e Uma Noites", diversos autores
7º "Dom Quixote", Miguel de Cervantes
8º "Hamlet", Shakespeare
9º "Cem Anos de Solidão", Gabriel García Márquez
10º "Ilíada", Homero

A lista completa pode ser vista aqui (em inglês).

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.