Topo

O melhor de Tom Wolfe está em “Os Eleitos” e “O Teste do Ácido...”

Rodrigo Casarin

15/05/2018 14h31

Dos principais nomes do New Journalism, Tom Wolfe nunca esteve entre os meus favoritos – sou fã confesso de Gay Talese e Ryszard Kapuscinski, principalmente. A aparência de "não me toque" sempre ressaltada por indefectíveis ternos brancos talvez tenha contribuído decisivamente para que eu tivesse alguma aversão a Tom – puro preconceito da minha parte, sei e não sinto orgulho disso.

Na pós-graduação em jornalismo literário, ao estudar suas principais obras, também não morri de amores por seu texto. Achei o romance "A Fogueira das Vaidades" e a coletânea de artigos e reportagens "Radical Chique" morosos e pretensiosos demais. Como os li há cerca de dez anos, talvez tenha uma opinião diferente se revisitá-los agora.

No entanto, dois outros livros do autor me cativaram e causaram ótima impressão. Falo de "Os Eleitos" e "O Teste do Ácido do Refresco Elétrico", também lidos há década, mas que surgiram como boas lembranças assim que li a notícia sobre a morte de Tom, que partiu hoje, aos 87 anos. Segundo minha memória, o melhor do escritor está nessas duas obras de não ficção.

LADO MAIS MALUCO DOS EUA É ESCANCARADO EM FAR CRY 5 E WILD WILD COUNTRY

Em "Os Eleitos", que virou filme em 1983 e levou quatro estatuetas do Oscar, o jornalista reconstrói com uma complexidade impressionante a trajetória de pilotos de programas espaciais da Nasa. Ainda é vívida em minha mente a angustia da família enquanto os postulantes a domar foguetes se submetem a testes malucos, perigosíssimos, e uma cena na qual o escritor reconstrói as sensações de um piloto que tenta reaver o controle de um avião em queda.

Já "O Teste do Ácido do Refresco Elétrico", que mencionei há algumas semanas por aqui, é a incursão hippie do jornalista, que acompanhou durante certo tempo um grupo chamado "Festivos Gozadores", cujos membros rodavam de ônibus pelos Estados Unidos para divulgar a ideia de que o uso de LSD serviria para abertura e expansão da mente.

"Os Eleitos" e "O Teste do Ácido do Refresco Elétrico": se alguém quiser começar a ler Tom Wolfe, recomendo que inicie por algum desses dois, vale a pena.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.