Topo

“Vá ensinar comunismo para criança na p…, nojenta!”, ouve editora de Marx

Rodrigo Casarin

20/02/2018 10h44

"Vá ensinar comunismo para criança na PQP!!! Sua Nojenta!!!".

Essa foi uma das ofensas que Ivana Jinkings, editora da Boitempo, recebeu após divulgar que publicaria diversas obras relacionadas a Karl Marx por conta do bicentenário de nascimento do filósofo, que será comemorado no dia 5 de maio deste ano. Autor de livros como "O Capital" e "Manifesto Comunista", Marx é um dos principais mentores do comunismo. A Boitempo, por sua vez, é uma editora que se caracteriza por publicar principalmente livros voltados ao pensamento de esquerda.

Ivana conta que recebeu "telefonemas e mensagens de um indivíduo tentando intimidar a editora por termos nos caracterizado como difusores do pensamento crítico" e considera a atitude "algo típico destes tempos sombrios, nos quais há uma convergência de interesses entre o grande capital, o judiciário e a mídia. Se apoiam um golpe no país, não custa nada tentar assustar seus opositores".

LIVRO INFANTIL SOBRE KARL MARX APRESENTA LUTA DE CLASSES PARA CRIANÇAS

Mandando a editora "ensinar comunismo para criança" em, digamos, outro canto, o autor das ofensas provavelmente fazia uma referência a "O Capital Para Crianças", de Joan Riera e Liliana Fortuny, e "O Deus Dinheiro", de Maguma, editados pela Boitatá, o selo infantil da Boitempo. "'O Deus Dinheiro' é baseado em extratos do célebre texto de Marx sobre o dinheiro nos 'Manuscritos Econômico-filosóficos de 1844'. Com base no relato bíblico da 'Queda', Maguma cria um mundo surreal. Já 'O Capital Para Crianças' segue os moldes desses livros de 'pequenos filósofos', em que uma ideia de algum grande pensador é apresentada de forma simplificada às crianças, sem qualquer tipo de julgamento ou 'doutrinação'", argumenta a Ivana – veja mais sobre esta obra aqui.

Monumento a MArx e Engels em Berlim.

Tratando 2018 como o "Ano Marx", a Boitempo já colocou ou colocará no mercado ainda outros 13 títulos relacionados ao barbudo: "Marx, Capital e a Loucura da Razão Econômica", de David Harvey, uma nova edição de "Considerações Sobre o Marxismo Ocidental/ Nas Trilhas do Materialismo Histórico", de Perry Anderson, "Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna", primeiro volume da biografia assinada por Michael Heinrich, "O Último Marx", de Marcello Musto, "O Marxismo Ocidental", de Domenico Losurdo, "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado", de Friederich Engels, "Marx: Uma Biografia", de José Paulo Netto, "Estrela da Manhã: Marxismo e Surrealismo", de Michael Löwy, e "Marx pelos Marxistas", com textos de Engels, Lênin e Che Guevara, dentre outros. Além disso, haverá dois livros do próprio Marx – "Escorpião e a Félix" e "Diferença Entre a Filosofia e a Natureza de Demócrito e a de Epicuro" – e uma edição da revista "Margem Esquerda" dedicada ao filósofo.

MILTON HATOUM: VIVEMOS NUMA ESPÉCIE DE CARICATURA DA DEMOCRACIA

Voltando às ofensas, a editora diz se sentir indignada com o clima "regressivo no país", com "perdas de direito" e "outras barbaridades que, lamentavelmente, setores importantes da sociedade apoiam com entusiasmo". No entanto, após lavrar um boletim de ocorrência e receber apoio de diversos setores da sociedade, afirma que as ameaças não a farão mudar qualquer plano que já tenha traçado.

"Não vamos recuar, que ameaças como essas não nos intimidam e serão respondidas com firmeza. Meu pai foi perseguido pelo golpe de 1964, é vergonhoso que tentem repetir aqueles nefastos acontecimentos agora. Quando a farsa ficar clara, virão os hipócritas de sempre – os mesmos que agora condenam os malfeitos dos anos 1960-1970 – dizer que se arrependeram por ter apoiado a instalação de uma ditadura". Ivana é filha de Raimundo Jinkings, jornalista, editor, livreiro e militante comunista que atuou principalmente no norte do país, foi perseguido durante a ditadura militar e morreu em 1995.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.