Topo

HQ mostra como relação entre pai e filho pode ser abalada pelo alcoolismo

Rodrigo Casarin

22/02/2017 12h28

Autor de séries de sucesso como "Sweet Tooth", publicada pela DC Comics em seu selo Vertigo, e "Essex County", que saiu pela Top Shelf, o canadense Jeff Lemire, 40 anos, é um quadrinista bastante conhecido e respeitado na indústria de HQs. Mas em sua produção também há espaço para obras mais autorais.

É esse o caso do ótimo "O Soldador Subaquático", recentemente publicada no Brasil pela Mino. Nela o artista retrata Jack, um filho perturbado pela morte precoce de seu pai, com quem mantinha uma relação às escondidas, pois a mãe não gostava de ver a criança saindo com o ex-marido alcoólatra. Prestes a ter seu primeiro filho, o protagonista, soldador submarino tal qual o finado "velho", entra em parafuso com o choque entre seu presente e seu passado.

Publicado originalmente em 2012, Lemire imaginou a história dois anos antes, quando ele e sua esposa começaram a pensar em ter o primeiro filho. Os desenhos, no entanto, só foram para o papel com sua mulher já grávida. "Quando comecei a escrever, estava sentindo uma grande pressão pela transformação pela qual a minha vida iria passar com o nascimento do meu filho", disse o autor em entrevista ao New York Times. O resultado é uma bela obra sobre uma terna e conturbada relação entre pai e filho, abalada principalmente pelo álcool.

Veja algumas páginas de "O Soldador Subaquático":

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.