Topo

Você sabe quantos gamers há no mundo? E a velocidade que o Sonic alcança?

Rodrigo Casarin

21/10/2016 14h48

 

sonic

300 mil quilômetros por segundo, ou seja, a velocidade da luz, é essa a marca que Sonic, o porco espinho azul com cara de marrento criado pela Sega em 1991, consegue atingir quando suas pernas estão no ápice. A ponta da cauda dos Pikachu fêmeas tem uma pequena cavidade no meio, remetendo ao formato de um coração. E, diferente do que alguns ainda acreditam, os jogos não são coisas de criança: pelo mundo há 1,98 bilhão de gamers (61 milhões deles brasileiros) e a maioria tem mais de 36 anos.

amanaque gamasEssas são algumas das informações e curiosidades presentes no "Almanaque de Games", escrito pelos jornalistas Victor Bianchin, Anna Carolina Rodrigues e Nathan Fernandes, recém-lançado pela Panda Books. A obra de mais de 200 páginas faz um registro histórico dos jogos dos anos 1970 até hoje e traz diversos dados, normalmente dispostos em forma de infográfico, relacionados aos videogames.

Dentre as peculiaridades há, por exemplo, uma linha do tempo dedicada aos personagens LGBT: o primeiro deles foi Eagle, lutador do "Street Fighter" de 1981, desenvolvido em homenagem ao cantor Freddie Mercury. Os gêneros mais vendidos? Ação, tiro e esportes. O país onde mais vilões nasceram? Rússia, China e Estados Unidos. Os jogos com as cenas de sexo mais bizarras?"Seaman", "GTA: San Andreas" e "Playboy: The Mansion", dentre outros.

O livro traz, inclusive, informações sobre o recente "Pokémon GO", baixado por 21 milhões de pessoas em duas semanas nos Estados Unidos e por 50 milhões ao longo de 19 dias na Austrália e Nova Zelândia. É uma boa pedida para quem gosta não só de jogar, mas também de conhecer um pouco mais sobre o universo dos games.

Mock up aberto - almanaque de games2

Mock up aberto - almanaque de games

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.