Topo

O que um “menas” gigante faz no meio da Bienal do Livro de SP?

Rodrigo Casarin

01/09/2016 17h27

Fotos: divulgação

Fotos: divulgação

Letras colocadas no chão formando um gigante "menas" em um dos principais corredores do Anhembi, onde acontece a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, chamam a atenção de quem passa pelo lugar. Muitos até param para tirar fotos, mas um erro crasso daqueles teria passado desapercebido pelos organizadores do evento? Seria uma afronta proposital à norma culta da língua? E o "menas" não está só. Ainda que com menor destaque, há painéis com "ele tem 'mal' gosto para tudo", "espero que 'seje' bom pra você" e "vamos 'se' ver amanhã", por exemplo.

Esses equívocos com a linguagem são, na verdade, uma exposição que homenageia o Museu da Língua Portuguesa, que foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015. Intitulada "Menas: o Certo do Errado, o Errado do Certo", a mostra é composta por painéis que apresentam ao espectador cem erros normalmente cometidos pelas pessoas no cotidiano. Há ali ainda deslizes como os famosos sanduíche de "mortandela" e "duzentas" gramas de presunto.

Além dos erros, a exposição também aponta qual é a forma correta de dizer aquelas palavras e frases segundo a norma culta. Os painéis da exposição foram criados pelos linguistas Ataliba Teixeira de Castilho e Eduardo Calbucci. "Menas: o Certo do Errado, o Errado do Certo" esteve em cartaz no Museu da Língua Portuguesa em 2010.

Veja outras imagens da exposição:

BIENAL-6700

BIENAL-6702

BIENAL-6709

BIENAL-6728

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.