Matt Groening, criador dos Simpsons, lança coletânea de HQs de “autoajuda”
Em 1989 o norte-americano Matt Groening criou "Os Simpsons", desenho que se ternou um dos maiores sucessos da televisão e um dos principais fenômenos culturais do século 20, projetando o nome do artista para todo o mundo. Hoje, Homer, Marge, Bart, Lisa, Maggie e as demais pessoas amareladas da animação já estrelaram mais de 520 episódios divididos em 27 temporadas. No entanto, o que pouca gente sabe, ao menos aqui no Brasil, é que o criador da série produzia cartuns já na década de 70 e continuou com essa atividade por mais de 25 anos, mesmo com o sucesso do programa.
Esses quadrinhos apareciam na série "Vida do Inferno", cujos livros já venderam milhões de exemplares pelo mundo e que antecipava diversas características que depois veríamos no trabalho mais famoso de Groening. Com traços simples, quase infantis, que remetem principalmente a "Comichão e Coçadinha", desenho animado protagonizado por um gato e um rato que a família Simpson costumava assistir, o artista já abordava temais delicados, trazia críticas ácidas aos costumes de seus conterrâneos e, claro, destilava um humor que para alguns flerta com o mau gosto.
Agora parte desse trabalho está sendo lançado no Brasil pela editora Veneta. A coletânea "Vida no Inferno" traz quase 200 páginas de tirinhas selecionadas pelo próprio Groening. "É uma série de quadrinhos de autoajuda – no caso, a pessoa ajudada sou eu. Não sei o quanto esses quadrinhos podem ser úteis, mas desenhá-los ao longo dos últimos dez anos foi divertido para mim. Espero que se divirta também, mas se você é um daqueles que consideram meu trabalho irritante, tudo bem. Para minha sorte, ser irritante também é uma diversão e tanto", escreve o artista em um texto de 1990 utilizado como introdução à obra.
Veja algumas das tirinhas e cartuns de "Vida no Inferno" (clique nas imagens para ampliá-las):
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.