Topo

Conhece os Moomins? Livros da série foram traduzidos para quase 50 idiomas

Rodrigo Casarin

10/06/2016 11h03

1537

Você já ouviu falar em Moomins? São uma espécie de hipopótamos brancos como um fantasminha criados pela escritora, ilustradora, pintora e cartunista finlandesa Tove Jansson em 1935. Ao longo dos anos, os livros da série, publicados a partir de 1945, tornaram-se febre em boa parte do mundo: traduzidos para cerca de 50 idiomas, mais de 15 milhões de exemplares dos nove títulos que compõem a coleção já foram vendidos ao redor do planeta. Os Moomins também viraram programa de televisão, filmes, HQs e até parque de diversões: já existe um na Finlândia e outro será aberto no Japão em 2017. Comprovando a força das criaturas, o nome Moomin esteve presente entre as dez marcas internacionais mais populares da China em 2015 segundo a China Animation Licensing Industry.

Moomins e o diluvioTodo esse pequeno império se alicerçou tendo como base os livros escritos e ilustrados por Tove. Pensados para crianças a partir de oito anos, são histórias fantásticas que se passam na Escandinávia e apresentam aventuras que misturam a sabedoria popular com certa crítica social e procuram transmitir valores como ética, empatia, solidariedade, amizade e respeito à natureza, tudo pontuado por elementos da mitologia nórdica.

Alguns títulos da série já tinham sido publicados no Brasil há algumas décadas, mas agora a Autêntica trabalha para trazer, de fato, todos os volumes da coleção para o país – algo que pretende fazer até o ano que vem. A empreitada começou no final de 2015, quando lançaram "Os Moomins e o Chapéu do Mago" e "Um Cometa na Terra dos Moomins". Recentemente o terceiro volume chegou às livrarias: "Os Moomins e o Dilúvio", na qual a família Moomin precisa encarar uma chuva torrencial para resgatar uma pessoa querida.

Veja algumas das ilustrações feitas por Tove para os livros:

smatrollen32

smatrollen22

smatrollen27

smatrollen19

smatrollen17

smatrollen33

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.