Conhece os Moomins? Livros da série foram traduzidos para quase 50 idiomas
Você já ouviu falar em Moomins? São uma espécie de hipopótamos brancos como um fantasminha criados pela escritora, ilustradora, pintora e cartunista finlandesa Tove Jansson em 1935. Ao longo dos anos, os livros da série, publicados a partir de 1945, tornaram-se febre em boa parte do mundo: traduzidos para cerca de 50 idiomas, mais de 15 milhões de exemplares dos nove títulos que compõem a coleção já foram vendidos ao redor do planeta. Os Moomins também viraram programa de televisão, filmes, HQs e até parque de diversões: já existe um na Finlândia e outro será aberto no Japão em 2017. Comprovando a força das criaturas, o nome Moomin esteve presente entre as dez marcas internacionais mais populares da China em 2015 segundo a China Animation Licensing Industry.
Todo esse pequeno império se alicerçou tendo como base os livros escritos e ilustrados por Tove. Pensados para crianças a partir de oito anos, são histórias fantásticas que se passam na Escandinávia e apresentam aventuras que misturam a sabedoria popular com certa crítica social e procuram transmitir valores como ética, empatia, solidariedade, amizade e respeito à natureza, tudo pontuado por elementos da mitologia nórdica.
Alguns títulos da série já tinham sido publicados no Brasil há algumas décadas, mas agora a Autêntica trabalha para trazer, de fato, todos os volumes da coleção para o país – algo que pretende fazer até o ano que vem. A empreitada começou no final de 2015, quando lançaram "Os Moomins e o Chapéu do Mago" e "Um Cometa na Terra dos Moomins". Recentemente o terceiro volume chegou às livrarias: "Os Moomins e o Dilúvio", na qual a família Moomin precisa encarar uma chuva torrencial para resgatar uma pessoa querida.
Veja algumas das ilustrações feitas por Tove para os livros:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.