Topo

Editora anuncia livro de ensaios de Umberto Eco sobre a arte

Rodrigo Casarin

07/03/2016 15h36

 

eco2

O que é arte? A pergunta é feita há milhares de anos, mas até agora ninguém concebeu uma resposta definitiva para ela. Umberto Eco, escritor, filósofo, semiólogo e linguista que morreu há menos de um mês, aos 84 anos, tentou encontrar alguma definição para o termo ao longo de sua vida. Textos escritos entre 1955 e 1963 que buscam, de alguma forma, responder a essa pergunta foram reunidos no livro "A Definição da Arte", que será lançado neste mês pela Record.

A obra é dividida em três partes. A primeira traz ensaios do autor de "O Nome da Rosa" sobre a antiga estética indiana, medieval e de algumas correntes que surgiram nos últimos 200 anos, além de analisar as teorias artísticas propostas por estudiosos contemporâneos, como Benedetto Croce e Luigi Pareyson. A segunda parte é dedicada à música, fotografia, cinema e artes plásticas. Já na terceira, Eco reflete dobre o método em dois textos que podem ser vistos como uma introdução a seus trabalhos seguintes.

ecolivronovoVeja um trecho de "A Definição da Arte":

"É possível que,diante de uma obra de arte, eu compreenda os valores que ela comunica e que, ainda assim, não os aceite. Nesse caso, posso discutir uma obra de arte no plano político e moral e posso rejeitá-la, contestá-la justamente porque é uma obra de arte. Isso significa que a Arte não é o Absoluto, mas uma forma de atividade que estabelece uma relação dialética com outras atividades, outros interesses, outros valores. Diante dela, na medida em que reconheço a obra como válida, posso operar minhas escolhas, eleger meus mestres. A tarefa do crítico pode ser também e especialmente esta: um convite a escolher e a discernir. Cada um de nós, lendo uma obra literária, ainda que professe os critérios técnico-estruturais aqui expostos, deve e pode encontrar uma relação emocional e intelectual, descobrir uma visão do mundo e do homem. É justo que existam pessoas com a sensibilidade mais apurada que nos comuniquem as suas experiências de leitura para que possam se tornar nossas também.

Contudo, agora mesmo, no decorrer desse colóquio entre seres humanos, mudam os standards de juízo e as demandas que fazemos à obra de arte. É, portanto, útil, acho eu, que exista um tipo de pesquisa que tente descrever e analisar esses modelos estéticos em seu vir a ser e em suas relações com a nossa história".

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.