Topo

Livro de Hitler já é best-seller na Alemanha

Rodrigo Casarin

14/01/2016 10h47

mein alemao

Relançado na semana passada na Alemanha, "Mein Kampf", mistura de autobiografia com panfleto político de Adolf Hitler que caiu em domínio público no começo deste ano, já se tornou um best-seller no país. Segundo o jornal inglês The Guardian, a Buchreport, empresa que monitora o mercado livreiro alemão, garantiu que a obra estreará na lista dos mais vendidos da revista Der Spiegel no próximo sábado, ocupando a 20ª posição na relação com os títulos de não ficção.

A edição da obra que está sendo comercializada na Alemanha tem cerca de 2000 páginas divididas em dois volumes – além do texto original do ditador, há um grande aparato crítico de apoio à leitura -, custa 59 euros e é a primeira a aparecer nas livrarias do país após o final da Segunda Guerra Mundial. O Instituto de História Contemporânea de Munique, responsável pela publicação, está se apressando para imprimir novas cópias do título, já que a tiragem inicial de 4.000 exemplares foi insuficiente para atender aos mais de 15.000 pedidos pela obra de Hitler.

"Mein Kampf" foi publicado em 1925 e se tornou uma das principais plataformas para a divulgação das ideias de Hitler que serviram de base para as barbáries do nazismo. No Brasil, ao menos três editoras deverão relançar o livro: a Edipro, a Centauro e a Geração Editorial. Aqui uma matéria com mais detalhes sobre o livro e a polêmica a respeito de seu relançamento.

Atualização às 11h34: o Publishnews informou há pouco que a Edipro desistiu de publicar o título.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.