Topo

Escritor recebe mensagem aconselhando a fazer “stand up” durante palestra

Rodrigo Casarin

27/11/2015 11h45

standup

O escritor Rafael Gallo passou por uma situação bastante inusitada na noite de ontem, quinta-feira. A palestra sobre "viver de escrita" que ministrava na Bienal do Livro de Alagoas, que acontece em Maceió, pelo visto desagradou um grupo de jovens que não esperou a apresentação acabar para deixar o salão. Antes disso, no entanto, um deles entregou um bilhete ao autor de "Rebentar" e vencedor do Prêmio Sesc de 2011/2012. "Um pouco de stand up seria legal para te soltar mais no começo da palestra", aconselhava a mensagem.

Rafael Gallo

Rafael Gallo

A inusitada dica evidentemente surpreendeu Rafael. "Eu falei um pouco sobre o universo profissional dos escritores, como funcionam as editoras grandes, as pequenas, quais são as possibilidades profissionais, as relações com agentes literários… Uma espécie de apresentação do mundo do lado de cá do balcão, para quem se interessa por escrever e quer publicar um livro, enfim. Quando recebi o bilhete fiquei um pouco desconcertado, mas agradeci e segui em frente", lembra.

A mensagem deixada pelo jovem, no entanto, vai ao encontro de uma discussão recorrente no meio literário: qual é exatamente o papel do escritor na hora de divulgar sua obra? Além de escrever, quais outras habilidades ele precisa ter? Além de seus livros, o que mais as pessoas devem esperar de um autor?

"Achei muito engraçado porque essa é uma discussão que se vem tendo há tempos. Apesar de serem legais em vários aspectos, esses eventos têm esse lado de colocar o escritor em outro papel, o de falar com uma plateia, ser uma 'atração' de palco e ser julgado por isso, inclusive. Quase sempre que se fala nisso, menciona-se que estamos beirando nos tornarmos comediantes de stand up", diz Rafael. "Dessa vez, alguém do público teve o pensamento contrário: em vez de achar que é um problema estar perto de fazer stand up, achou que o problema era não chegar a se tornar isso", completa, rindo, o autor.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.