Topo

Como Tolkien, universo fantástico de autor brasileiro também virará filme

Rodrigo Casarin

10/08/2015 11h12

Tres viajantes

O universo criado pelo escritor Thiago Tizzot no livro "Três Viajantes" seguirá caminho semelhante ao de grandes clássicos da literatura fantástica. Tal qual títulos como "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien, e "Harry Potter", de J. K. Rowling, a obra do brasileiro será transformada em um longa-metragem. A responsável pela adaptação será a produtora Moro Filmes, que apostará em uma coprodução envolvendo o Brasil, Chile e Estados Unidos, incluindo atores internacionais – cujos nomes ainda não foram divulgados. Além disso, produtos como jogos eletrônicos, quadrinhos e uma série para televisão também fazem parte do pacote.

"Sempre encarei meus trabalhos como pequenas engrenagens de uma grande máquina. Quando se cria uma é possível criar outras ao redor que ajudarão a primeira a girar. Desde que descobri os livros de fantasia e comecei a lê-los, gostava de filmes, histórias em quadrinhos e jogos, imaginava que estas quatro mídias dialogavam muito bem e sempre fui otimista o suficiente para prever que um dia esta ideia ambiciosa e meio maluca, usá-las para criar um grande universo, poderia dar certo", lembra Tizzot em entrevista ao UOL.

O escritor explica que, ao criar suas histórias, costuma deixar alguns pequenos ganchos que possam servir de ponto de partida para esses desdobramentos. "No próprio 'Três Viajantes menciono diversas coisas que tratei em livros passados e outras que planejo abordar em projetos futuros. Então a ideia de outras mídias me parece o caminho natural, algo que planejei e tenho trabalhado para acontecer".

O autor ainda conta que a produtora buscava por um universo original, que permitisse as diversas formas de abordagens com as quais irão trabalhar, e encontrou isso exatamente em Breasal, o mundo criado por Tizzot, no qual três viajantes se conhecem na prisão de uma masmorra e partem em uma aventura em busca dos Oráculos pelo deserto de Takekoplan.

Ainda não há previsão para a estreia da adaptação cinematográfica de "Três Viajantes". Enquanto isso não acontece, Tizzot encaminha outras novidades. "Terminei não faz muito tempo o roteiro de uma HQ que fala sobre algo que mencionei no 'Três Viajantes': como o conhecimento em Breasal é passado oralmente, em forma de história para crianças, muitos leitores pediram para saber mais sobre o assunto, então resolvi explorar isso em quadrinhos", conta. Mas não é só isso: "atualmente trabalho em um livro que narra os acontecimentos que precedem um conto meu publicado na antologia 'Crônicas de Espada e Magia'. A ideia é que o livro saia ainda este ano, vamos ver se consigo terminar em tempo", finaliza.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.