Topo

Títulos da coleção Vaga-lume ganham nova edição

Rodrigo Casarin

09/04/2015 09h34

escaravelhodiaboA Ática anunciou que relançará em agosto, quando completa 50 anos, dez livros de sua clássica coleção Vaga-lume. Retornarão às prateleiras, com capas que brilham no escuro e novas ilustrações, os títulos "A Aldeia Sagrada", de Francisco Marins, "Os Barcos de Papel", de José Maviael Monteiro, "Tonico", de José Rezende Filho, "Açúcar Amargo", de Luiz Puntel, "A Turma da Rua Quinze", de Marçal Aquino, "Deu a Louca no Tempo", de Marcelo Duarte, "A Ilha Perdida", de Maria José Dupré, "O Feijão e o Sonho", de Origenes Lessa, e "Spharion" e "O Escaravelho do Diabo", ambos de Lúcia Machado de Almeida.

A coleção Vaga-lume foi criada em 1972 e, desde então, arrebatou gerações de leitores. Com centenas de títulos infanto-juvenis publicados – alguns que superaram de longe a marca de um milhão de cópias vendidas, como "A Ilha Perdida", e "O Mistério do Cinco Estrelas", de Marcos Rey –, ainda hoje os livros são bem quistos tanto por jovens que os leem na escola quanto por adultos nostálgicos.

E essa não é a única novidade que envolve a coleção para este ano. Está programada para dezembro a estreia do filme de "O Escaravelho do Diabo", um dos títulos mais famosos da série, com direção de Carlo Milani.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.