Topo

Autor de livro sobre bordel histórico conversa com ex-prostituta em SP

Rodrigo Casarin

30/03/2015 15h24

enyO jornalista Lucius de Mello passou dez anos realizando pesquisas para escrever "Eny e o Grande Bordel Brasileiro", uma biografia da cafetina Eny Cezarino e um relato do Restaurante Eny's Bar, casa de prostituição que a cortesã tocou em Bauru entre as décadas de 60 e 80. Por conta da obra, amanhã (31) o autor estará em São Paulo para a primeira edição do Planeta de Leitores, encontro promovido pela editora Planeta para discussões acerca do universo literário, que terá "Sexo e Leitura" como tema.

No papo, Mello estará acompanhado da ex-garota de programa Lola Benvenutti – que há pouco anunciou sua aposentadoria da prostituição -, autora de "O Prazer é Todo Nosso" e que já foi perfilada aqui no UOL, e de Tatiany Leite, diretora do documentário "Filhas de Gabriela", sobre a história da fundadora da Daspu, Gabriela Leite, sua avó, ex-prostituta e militante que lutava pelos direitos de suas colegas. Mediada pela editora Márcia Pereira, a conversa acontece a partir das 19h, na Livraria Martins Fontes da avenida Paulista, e ainda deverá contar com a participação virtual de Taty Ferreira, do canal Acidez Feminina, e de Mila Wander, autora de livros eróticos como "O Safado do 105".

A trajetória de uma cortesã

Em "Eny e o Grande Bordel Brasileiro", por meio da história romanceada daquela tida como a maior cafetina que o país já teve, Mello remonta o prostíbulo que colocou Bauru no mapa da sacanagem. Empresários, políticos e artistas (como Vinícius de Moraes) viajavam até a cidade apenas para se encontrar com as belas e elegantes garotas de Eny. Sentiam-se seguros na casa de 15 mil metros quadrados com dezenas de quartos, sauna, piscina e passagens secretas para que as personalidades mais importantes pudessem passar por lá desapercebidas.

Graças ao seu negócio, Eny se tornou uma mulher influente, inclusive politicamente, tanto que Jânio Quadros chegou a visitá-la para pedir votos quando disputava as eleições para o governo de São Paulo, em 1982. Com uma história que segue enredo bastante comum dentre seus pares – formação conservadora, ruptura com os pais, descoberta do sexo, ascensão na prostituição e queda -, a cortesã morreu em 1987, aos 81 anos, pobre e bastante distante do glamour e da luxúria que tanto marcaram sua vida.

Lançada em 2002, a obra de Mello acaba de ganhar uma nova edição, revisada, ampliada e com fotos de Eny e suas beldades.

Título: "Eny e o Grande Bordel Brasileiro"
Autor: Lucius de Mello
Editora: Planeta
Páginas: 408
Preço: R$44,90 (físico) e R$31,40 (digital)

Sobre o papo:
"Planeta dos Leitores – Sexo e Leitura
Data: 31 de março
Horário: 19h
Local: Livraria Martins Fontes
Endereço: avenida Paulista, 509, São Paulo – SP

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.