Topo

Sítio do Picapau Amarelo ganha versão ilustrada por Mauricio de Sousa

Rodrigo Casarin

18/04/2019 07h59

"Até hoje recebo, de jovens e adultos, os cumprimentos e agradecimentos por ter feito parte da infância deles, o que me dá enorme alegria. Enfim, Monteiro Lobato cumpriu lindamente sua missão como autor de uma obra tão importante para a formação de gerações. Que bom ver 'O Sítio do Picapau Amarelo' ilustrado pelo Mauricio de Sousa".

É o que escreve a atriz Nicette Bruno na orelha da versão ilustrada pelo pai d'A Turma da Mônica para o clássico de Lobato, que acaba de chegar às livrarias numa parceria entre a Girassol e a Mauricio de Sousa Editora. Tendo atuado em 53 peças de teatro, 32 novelas, 11 filmes e 17 séries, um dos papéis interpretados que fizeram com que Nicette se tornasse uma figura marcante junto ao grande público foi justamente o de Dona Benta numa das versões globais de "O Sítio".

Com texto adaptado por Regina Zilberman, especialista em literatura infantil e responsável por limar passagens eventualmente polêmicas presentes no original, "O Sítio do Picapau Amarelo" sai com tiragem de 10 mil exemplares e é o segundo livro de Lobato ilustrado por Mauricio e protagonizado também por personagens como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. O primeiro, "Narizinho Arrebitado", foi lançado no começo do ano e já vendeu mais de 20 mil exemplares. A promessa da Girassol é que o terceiro volume da série seja lançado entre agosto e outubro, mas o título ainda não foi divulgado. Não custa lembrar, neste 2019 a obra de Monteiro Lobato se tornou de domínio público, provocando uma enxurrada de novas edições e adaptações de seus livros.

Veja algumas ilustrações dessa nova versão de "O Sítio do Picapau Amarelo":

Você pode me acompanhar também pelo Twitter, pelo Facebook e pelo Instagram.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.