Topo

Mangá que traz Machado de Assis como caçador de monstros ganha 2º volume

Rodrigo Casarin

16/04/2019 09h08

Em 2017, Marcelo Alves, mestre em Linguística pela UERJ, começou um projeto que busca aproximar a obra de Machado de Assis dos jovens do Brasil de hoje por meio do mangá. Ali nasceu "Machado de Assis: Caçador de Monstros", HQ com arte de Sami Souza na qual o Bruxo do Cosme Velho tem ajuda de personagens como Brás Cubas – um armeiro boêmio – e Quincas Borba III – um hipopótamo reencarnado num gato – para derrotar criaturas que buscam reestabelecer no Rio de Janeiro escravocrata do século 19 a antiga sociedade secreta Ordem da Noite Eterna.

Agora a história está para ganhar um segundo volume, cujo enredo estabelecerá um diálogo principalmente com a novela "O Alienista", publicada por Machado em 1882. Segundo Alves, a ideia é que, a partir da figura do cientista Simão Bacamarte, um dos personagens mais marcantes de nossa literatura, o mangá discuta o poder que a ciência passou a ter desde o século retrasado. Reforçando as trocas com obras literárias, a HQ contará com a participação de Mr. Hyde e Dr. Jekyll, figura dupla central na narrativa de "O Médico e o Monstro", romance do inglês Robert Louis Stevenson lançado em meados da década de 1880.

Nesse segundo volume de "Machado de Assis: Caçador de Monstros", Hyde busca assumir o controle da vida de Jekyll e procura no Brasil especiarias fundamentais para sua empreitada. A aposta é que Simão Bacamarte, colega com quem habitualmente trocava cartas, possa lhe ajudar, mas, no Novo Mundo, Hyde passa a ser perseguido por membros da Ordem da Noite Eterna. Como não é difícil de imaginar, caberá ao herói Machado de Assis contornar os problemas que aparecerão ao longo dos quadrinhos.

Para que o trabalho chegue aos leitores, os idealizadores de "Machado de Assis: Caçador de Monstros – Volume 2" estão buscando apoio por meio de um financiamento coletivo. Veja aqui.

Você pode me acompanhar também pelo Twitter, pelo Facebook e pelo Instagram.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.