Topo

Mauricio de Sousa não produziu gibi contra as drogas a pedido de Bolsonaro

Rodrigo Casarin

25/02/2019 14h05

Tem circulado pelas redes sociais, principalmente via WhatsApp, a HQ "Uma História que Precisa Ter Fim", sobre a prevenção ao uso de drogas. Protagonizada por integrantes da Turma da Mônica, a narrativa é acompanhada por uma mensagem que atribui o gibi a uma parceria entre Mauricio de Sousa e o governo de Jair Bolsonaro:

"*CAROS PAIS* – Bolsonaro pediu e o Governo Federal, através do Presidente do Conselho Nacional Antidrogas, elaborou um gibizinho para ensinar as crianças a se protegerem das drogas e ajudarem a identificar os colegas que estejam envolvidos a fim de ajudá-los. Em parceria com Mauricio de Sousa, que teve o maior prazer em atender o presidente Bolsonaro, foi elaborado este gibi com a 'Turma da Mônica'. Recomendo que imprimam e leiam com seus filhos, antes de dormir, e conversem com eles".

Estranhei uma parceria dessas nascer e já aparecer com algo palpável em tão pouco tempo de governo. Lendo a história, algumas marcas também evidenciam que estamos diante de algo que não parece pensado exatamente para nossos dias. Logo na primeira página, por exemplo, um pai se preocupa com o sumiço de sua máquina fotográfica e de seu gravador, objetos um tanto estranhos a muitos jovens de hoje. Já na página de créditos, os telefones dos Estúdios Mauricio de Sousa (hoje Maurício de Sousa Produções) aparecem com apenas 7 números, algo que deixou de existir em São Paulo há mais de década. Além disso, apesar da indicação de um site que está fora do ar, não há nenhuma opção de contato via e-mail ou menção de alguma rede social, apenas um número para fax. Finalmente, tanto o logo quanto os nomes que aparecem nos créditos correspondem ao governo de Fernando Henrique Cardoso, não de Jair Bolsonaro.

Procurei a Maurício de Sousa Produções (MSP) para saber a posição deles sobre o caso, eis a resposta:

"A revista 'Uma História que Precisa Ter Fim' foi desenvolvida pela MSP há mais de 20 anos, seguindo as orientações sobre a prevenção ao uso de drogas que eram adotadas na época. Desde então, a abordagem sobre o tema se transformou, acompanhando a evolução da sociedade. A recente divulgação da publicação feita por meio das redes sociais não partiu da MSP e não guarda relação com órgãos governamentais atuais, ao contrário do que vem sendo informado. A MSP vem trabalhando numa versão atualizada do material", registra a nota. Essa versão atualizada, no entanto, não está sendo feita a mando de qualquer entidade ou governo.

Ou seja, quando você se deparar com alguém compartilhando o gibi e bradando que se trata de uma iniciativa de Jair Bolsonaro em parceria com o Mauricio de Sousa, pode alertar que a pessoa anda espalhando notícias falsas por aí.

Você pode me acompanhar também pelo Twitter, pelo Facebook e pelo Instagram.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.