Topo

Ziraldo é a grande estrela de duas exposições em São Paulo

Rodrigo Casarin

31/10/2018 10h29

Reprodução do estúdio de Ziraldo no MIS. Crédito: Caselúdico.

Ziraldo deu um grande susto nos fãs nas últimas semanas. Um acidente vascular cerebral fez com que o jornalista, escritor, cartunista e ilustrador ficasse internado entre 26 de setembro e 23 de outubro, recebendo alta um dia antes de celebrar seu aniversário de 86 anos. Com uma obra que conta com ao menos 162 livros, mais de 15 milhões de exemplares vendidos só no Brasil, traduções para dez idiomas e publicações em outros 16 países, o pai do "Menino Maluquinho", que vem se recuperando do AVC, é o homenageado de duas exposições que acontecem em São Paulo.

Em cartaz na Casa Melhoramentos, nova sede da editora na zona oeste da cidade, "Os Planetas do Ziraldo" é toda baseada nas criações do artista inspiradas no espaço, algo que lhe fascina desde a infância. Os leitores comprovam isso em títulos como "Flicts", um dos seus trabalhos mais importantes, e a série "Os Meninos dos Planetas", na qual imagina crianças que habitam cada um dos planetas do Sistema Solar, além da Lua.

Exposição "Os Planetas de Ziraldo". Foto: Gustavo Scatena / Imagem Paulista.

Destacam-se na exposição os originais que mostram as etapas do trabalho do ilustrador até chegar na versão final de seus desenhos. Também vale bastante a pena assistir ao vídeo de aproximadamente dez minutos no qual Ziraldo comenta as obras inspiradas no universo e recorda de quando esteve com Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, que recebeu um exemplar de "Flicts" e assinou outro para o próprio Ziraldo com o seguinte dedicatória: "A Lua é Flicts". O final do vídeo é particularmente emocionante.

Em outro canto da cidade, no Museu da Imagem e do Som, o MIS, estreia no dia 14 de novembro a exposição "Quadrinhos", que promete ser a maior retrospectiva de HQs já feita no Brasil. A mostra homenageará Ziraldo, que terá uma sala dedicada exclusivamente ao seu trabalho. Como retratado na foto que abre esta matéria, o espaço reproduzirá em detalhes o estúdio do ilustrador e apresentará diversos itens originais de seu acervo pessoal, como um esboço dos personagens Boneca de Piche, Tininim e Tuiuiu, da "Turma do Pererê", e um exemplar da primeira edição da revista "Pererê", de 1960.

A exposição "Quadrinhos" ocupará dois andares do MIS e contará com revistas, originais e algumas preciosidades de diversos gêneros da HQ, indo desde os gibis infantis e de super-heróis até os eróticos. A proposta é também mostrar como a arte influenciou outras mídias, como o cinema e a televisão, e acabou se tornando parte importante da cultura pop.

"Os Planetas do Ziraldo"
Onde: Casa Melhoramentos, rua Tito, 479, Vila Romana, São Paulo
Quando: até o dia 22 de dezembro
Horário: hoje e durante todo o mês de novembro, de quarta a sábado, das 9h às 19h (com permanência até às 21h). Em dezembro, de quinta a domingo, das 9h, às 19h (com permanência até às 21h). Fechada nos feriados
Quanto: entrada gratuita

"Quadrinhos"
Onde: MIS, avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Quando: 14 de novembro a 31 de março de 2019
Horário: terças a sábados, das 10h às 20h (com permanência até às 22h); domingos e feriados, das 9h às 18h (com permanência até às 20h)
Quanto: R$30,00 (inteira)

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Primeira edição da Pererê, exposição "Quadrinhos".

Boneca de Piche, Tininim e Tuiuiu na exposição "Quadrinhos".

Parte da exposição "Os Planetas de Ziraldo".

Parte da exposição "Os Planetas de Ziraldo".

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.