Topo

Sete livros para você conhecer as ideias de Osho

Rodrigo Casarin

13/07/2018 10h45

Tendo pela frente um universo com mais de 600 livros, não é fácil fazer uma relação de por onde começar a ler Osho, guru indiano que está fazendo – novamente – a cabeça de muita gente após a estreia no Brasil de "Wild Wild Country", série da Netflix. No entanto, colhendo informações com seguidores do líder espiritual, cruzando com dados a respeito de suas obras e levando em conta o que já foi editado no Brasil – ou ao menos comercializado em língua portuguesa por aqui –, cheguei à lista dos sete títulos abaixo. Eles obviamente não esgotam Osho, mas servem de norte para que o leitor descubra um pouco mais a respeito das ideias do barbudão e dos assuntos que lhe eram caros.

"O Livro da Sua Vida" (Cultrix): a proposta desta obra não é nem um pouco modesta: apresentar ao leitor uma forma de criar seu próprio caminho para a liberdade – ou para o conceito de Osho sobre a liberdade, para ser mais preciso. O que norteia as palavras do guru neste título é a necessidade de sempre questionarmos tudo o que nos é ensinado ou pregado como verdade absoluta ao longo da vida, desde grandes crenças até pequenas regras.

"O Livro do Ego – Liberte-se da Ilusão" (Best Seller) – o ego foi um dos grandes alvos de Osho ao longo de sua vida, tanto que suas falas renderam livros dedicados exclusivamente ao tema. Como este, no qual prega: "O ego é exatamente o oposto do verdadeiro eu". Também passou pelo assunto em "Antes que Você Morra" (Madras), sobre a relação dos humanos com a morte, que, na visão de Osho, não significa somente a finitude carnal, mas também a superação do próprio ego para que uma nova possibilidade de vida, muito mais próxima ao sagrado e à essência do amor, se abra.

"A Semente da Mostarda" (Ícone Editora): tijolaço com mais de 500 páginas, reúne dez palestras proferidas por Osho com foco em quais técnicas seus seguidores – e leitores, por extensão – devem usar para alcançar o tal "despertar da consciência". Vale ressaltar que no entendimento do guru, essa consciência está sempre subordinada ou ao menos alinhada aos sentimentos (muitas vezes reprimidos) e a diversas formas de energia.

"O Livro das Mulheres: Como Entrar em Contato com o Poder Feminino": (Best Seller) "Não tente ouvir o que tenho a dizer como um homem ou uma mulher, caso contrário não estará ouvindo a mim. Ouça-me como consciência", pondera Osho nesta obra na qual fala sobre a psique feminina. Uma de suas primeiras lições é: "Uma mulher tem que ser amada, não compreendida. Esta é a primeira compreensão" – são exatamente estas as palavras. Há títulos na mesma linha na qual o guru se dedica aos homens e às crianças.

"Amor, Liberdade e Solitude – Uma Nova Visão Sobre os Relacionamentos" (Cultrix): a moral estabelecida ao longo da história é um dos alvos de Osho, que considerava muitos preceitos ultrapassados. Pregando uma reestruturação dos valores sociais, o guru via nessa ruptura uma chance para que novas formas de relacionamento fossem alicerçadas, o que acabaria por impactar em toda a sociedade.

"Aprendendo a Silenciar a Mente" (Sextante): por meio de histórias, Osho fala sobre a importância do silêncio e se propõe a ensinar como afastar a mente dos mais diversos tipos de pensamento e realmente meditar, sem que nenhum tipo de ação interna ou externa incomode o momento de total abdicação.

"Nem Água, Nem Lua" (Cultrix) – o livro traz Osho recontando dez histórias – sempre elas! – da tradição Zen. Cada narrativa é encerrada com supostas grandes lições de sabedoria e serve como resposta a perguntas de seus discípulos. Há passagens sobre a alma e o comportamento de cada indivíduo, por exemplo.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.