Topo

Guimarães Rosa para Antonio Candido: Maior mesmo que as palavras possíveis

Rodrigo Casarin

25/05/2018 10h32

Foto: Guilherme Maranhão

"Nápoles, Outubro, 1945. A Antonio Candido, homenagem sincera de Clarice Lispector".

"A Antonio Candido – o maior! maior mesmo que as palavras possíveis da gente, – esta homenagem de admiração, grato apreço e viva simpatia/ do Guimarães Rosa Rio, setembro, 62".

A primeira dedicatória, feita por Clarice, é mais fria, mas torna-se especialmente curiosa por conta das letras quase apagadas na metade inferior da imagem, mostrando que o livro já possuía certa vida antes do autógrafo em 1945. Já a dedicatória de Guimarães Rosa é efusiva. Feita em 1962, quando Candido já era um gigante, transparece toda a admiração do autor de "Sagarana" e "Grande Sertão: Veredas" pelo crítico literário, "maior mesmo que as palavras possíveis da gente" segundo um dos escritores que melhor trabalhou – e inovou – com a língua portuguesa.

Os dois documentos, reproduzidos abaixo, estão entre os materiais inéditos sobre aquele que é considerado o maior crítico literário da história do país expostos na "Ocupação Antonio Candido", que estreou no Itaú Cultural, em São Paulo, na última quarta e fica em cartaz até o dia 12 de agosto. Quem assina a curadoria da exposição é Laura Escorel, neta de Candido, e os núcleos de Audiovisual e Literatura e Enciclopédia do Instituto.

Sociólogo, professor, pesquisador e autor de obras centrais para o entendimento da literatura nacional, como "Formação da Literatura Brasileira" e "Literatura e Sociedade", Candido, que morreu há um ano, tem sua trajetória recordada na ocupação por meio de fotos, objetos, vídeos e diversos documentos do acervo pessoal que deixou. Com uma produção marcada pelas preocupações políticas e sociais – entendia que literatura era um direito universal do ser humano -, o intelectual seria colocado dentre os nomes cuja obra é essencial para que entendamos a formação do país.

"Ocupação Antonio Candido" é dividida em sete temas: "Autocrítica e Artigos em Destaque", "Os Parceiros do Rio Bonito", "Formação da Literatura Brasileira", "Clima e Argumento", "Suplemento Literário", "Família e Infância" e "Educador". Mais informações e parte do material sobre e de Candido podem ser encontrados aqui.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.