Topo

Quer entender como é ser um garoto preso num corpo de menina? HQ ajuda

Rodrigo Casarin

22/05/2018 10h49

"Eu não consigo entender toda essa diversidade sexual dos dias de hoje. Homossexual, transexual, transgênero, queer, cisgênero… LGBTQ… Um monte de siglas. Olha, eu não consigo entender mesmo".

É bastante comum ouvirmos pessoas apostando nessa linha de discurso ao falar sobre questões de gênero e sexualidade atualmente. Quase sempre o "eu não consigo entender" vem de alguém pouco disposto a, de fato, entender qualquer complexidade alheia e costuma antecipar um discurso ou um comportamento veladamente – ou nem tão veladamente assim – preconceituoso. No entanto, para aqueles que "não conseguem entender" mas querem fazer um bem-vindo movimento de empatia, um bom começo pode ser a leitura da HQ "Justin", da francesa Gauthier, publicada no Brasil pela Nemo.

Com um tom que favorece exatamente o exercício da empatia, do se colocar no lugar do outro, em "Justin" a quadrinista narra a história de Justine, jovem que nasceu em um corpo de mulher e entre o final da infância e o início da vida adulta passa pelo processo de conquista de sua própria identidade como homem trans. O que encadeia toda a narrativa de cunho autobiográfico é a questão: "como é ser um menino preso em um corpo de menina?".

Ao retratar o preconceito que o personagem enfrenta (a mãe que não aceita sua sexualidade, os colegas que o achincalham, o psiquiatra que encara o transexualismo como uma patológica perversão…) e as confusões na cabeça do próprio Justin – que em certo momento contraria sua natureza para tentar atender aos padrões alheios -, o quadrinho mostra que se há alguém que passa por dificuldades num processo como esse, é justamente quem se sente habitando um corpo que não lhe representa. Veja um momento da HQ que serve como exemplo:

Gauthier também trata de sexualidade em outra HQ publicada no Brasil pela Nemo: "O Enterro da Minhas Ex", no qual Charlotte, a protagonista, recorda de suas conturbadas relações com outras garotas durante a juventude.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.