Topo

Mostra online de Harry Potter tem anotações de Rowling e esboço de Hogwarts

Rodrigo Casarin

08/03/2018 08h41

Pintura de Jim Kay.

Um esboço de como seria a escola de magia Hogwarts. A sinopse do livro inaugural da série que era distribuída junto com os primeiros capítulos da obra para editoras que talvez se interessassem em publicar o trabalho. Uma nota escrita à mão na qual J. K. Rowling elenca as matérias ministradas para os estudantes do colégio tocado por Alvo Dumbledore e os possíveis nomes dos professores que lecionariam cada disciplina.

HARRY POTTER É ESPELHO PARA O BRASIL ENTENDER O BURACO ONDE ESTÁ SE METENDO

Esses são alguns dos elementos mais interessantes de "Harry Potter: Uma História Mágica", exposição que esteve em cartaz na British Library, em Londres, para celebrar os 20 anos de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e que agora está disponível digitalmente em uma plataforma do Google, inclusive com textos traduzidos para o português do Brasil.

Pergaminho de Sloane.

Dividida e acordo com as matérias ensinadas na escola de bruxaria, (Adivinhações e Defesa Contra as Artes das Trevas…), a mostra mescla elementos diretamente ligados à série, como ilustrações feitas para os livros e os manuscritos de Rowling, com objetos da coleção da British Library de alguma forma relacionados à magia ou à mitologia (belos pergaminhos históricos e um caldeirão que explodiu ao ser utilizado, por exemplo).

Esboço de Hogwarts.

"As pessoas sempre se interessaram pela história da magia e do mundo ao seu redor. Toda exposição tem que encontrar um ponto central que realmente inspire e envolva pessoas. Neste caso, todo o fenômeno da história, das tradições e da mitologia ligadas à magia é realmente fascinante. Quando estávamos escolhendo as exposições da British Library, tivemos muito cuidado em encontrar itens que tivessem uma relação com as histórias. Por exemplo, a história de como cultivar uma mandrágora é apresentada na seção de herbologia da exposição. O que tentamos fazer foi colocar os exemplos históricos das ideias dela, lado a lado, com a forma como eles são mostrados nos livros" diz Julian Harrison, curador da exposição, em entrevista publicada na própria página digital da mostra.

Um caldeirão que explodiu.

A versão online da exposição "Harry Potter: Uma História Mágica" pode ser visitada clicando aqui.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.