Topo

Editora investe pesado para criar fonte “perfeita” para a leitura da Bíblia

Rodrigo Casarin

28/02/2018 10h37

Eles não abrem o valor exato, mas a HarperCollins Christian Publishing, braço religioso de uma das maiores editoras do mundo, garante que investiu algo na casa dos seis dígitos de dólares (no mínimo algumas centenas de milhares de reais) para desenvolver uma fonte de letra considerada – por eles mesmos – ideal para a leitura da "Bíblia". A promessa é que a Comfort Print deixe mais nítido o texto do livro sagrado para fiéis de diversas religiões, o que transformaria a leitura em algo menos cansativo.

Desenvolvida por Klaus Krogh e Heidi Rand Sorensen, da 2K, estúdio dinamarquês de design, a fonte, no entanto, não deverá ser aplicada a outros livros. "As empresas que fazem parte do grupo HarperCollins podem utilizá-las, mas apenas para 'Bíblias'. A fonte não teria mesma eficácia em outros produtos. Ela foi desenvolvida especificamente por sua eficiência no papel bíblia, que possui gramatura consideravelmente menor que o papel utilizado em livros comuns. Nestes os ganhos seriam menos evidentes", explica Samuel Coto, gerente editorial da Thomas Nelson Brasil, casa responsável por publicar o livro impresso com a Comfort Print por aqui. Com três formatos diferentes (padrão, com letra aumentada para quem tem problemas de visão e uma edição pensada para a educação religiosa), chegam ao mercado nacional em março com o nada modesto nome de "Bíblia – Leitura Perfeita".

BRASIL: UM PAÍS DE LEITORES… DE BÍBLIA

Coto justifica a escolha. "O conceito da eficiência tipológica é certamente algo que merece mais atenção e carinho na hora de desenvolver qualquer livro. Uma tipologia que te permite uma percepção de tamanho maior (e, portanto, uma legibilidade maior), mas ocupando menos espaço auxilia na solução do paradoxo eterno da produção editorial: legibilidade versus precificação. Quanto mais eficiente a fonte, melhor a leitura, menor o tamanho do livro e menor o preço do livro. Isso, é claro, anda inevitavelmente atrelado a outras decisões do processo de edição, como escolha do papel, dimensão das margens, entrelinhas e outros aspectos fundamentais para tornar o processo da leitura mais confortável. O perfeito, nesse caso, não é só a tipologia, que precisa necessariamente estar atrelada a uma série de outras decisões que permitem ao leitor a maior legibilidade possível mas com o menor preço possível".

O preço de capa das "Bíblias" em questão varia entre R$29,90 e R$69,90. Veja uma imagem da fonte Comfort Print comparada com outra comumente usada nesses livros:

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.