Topo

Marina Ruy Barbosa, Fernanda Torres, Pedro Cardoso… a hora do livro de ator

Rodrigo Casarin

09/11/2017 09h34

Atores e atrizes lançando livros de ficção. Se isso não é exatamente uma novidade (para ficarmos em apenas dois exemplos, Sophia Abrahão publicou a fantasia "O Mundo das Vozes Silenciadas" em parceria com Carolina Munhóz em 2015 e Lázaro Ramos em 2010 já tinha escrito o infantil "Caderno de Rimas de João"), chama a atenção que quatro celebridades estejam colocando no mercado mais ou menos ao mesmo tempo seus calhamaços.

Marina Ruy Barbosa: "Inspirações – Uma Seleção Afetiva de Reflexões e Poemas" (Objetiva) está previsto para chegar às livrarias no dia 21 deste mês. A obra promete trazer pensamentos da atriz e versos poéticos. Pelo que consta, Marina foi profundamente impactada pela leitura de autores como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Vinicius de Moraes, Paulo Leminski e Hilda Hilst – tenho muita curiosidade para ver como ela dialoga com Hilda, uma gigante do erotismo e da pornografia (ainda que tenha escrito muito além disso).

PROBLEMAS NO CASAMENTO? QUER SUPERAR UMA TRAIÇÃO? VOCÊ PRECISA LER LAÇOS

Fernanda Torres: autora do incensado "Fim", que a levou para os mais importantes eventos literários do país, Fernanda está lançando "A Glória e Seu Cortejo de Horrores" (Companhia das letras). No novo título, acompanha um decadente autor de meia-idade que resolve encenar "Rei Lear", clássico de William Shakespeare. Em meio aos percalços da peça, o protagonista lembra de seu passado e de sua formação como artista.

ESQUECIDO ATÉ ALGUNS ANOS ATRÁS, JOHN WILLIAMS É UM ESCRITOR OBRIGATÓRIO PARA QUEM CURTE BOAS HISTÓRIAS

Manu Gavassi: se precisasse colocar cada pessoa apenas em uma caixinha, Manu Gavassi entraria na de cantora, mas a moça também é atriz, então sua participação nesta lista é pertinente. O juvenil "Olá, Caderno" (Rocco), lançado no começo deste mês, é seu livro de estreia e traz a história de uma adolescente cheia de dúvidas e intensos sentimentos que divide as coisas mais importantes de sua vida com um diário – ou, para ser fiel ao título, com um caderno. O volume é ilustrado por Nath Araújo.

Pedro Cardoso: eterno Agostinho Carrara, Pedro Cardoso estreia no romance com "O Livro dos Títulos" (Record), no qual apresenta um apaixonado por livros que nunca gostou de ler (algo muito mais comum do que parece). Para tentar conquistar uma mulher, o homem resolve escrever seu próprio livro, justamente "O Livro dos Títulos". Na obra, em meio à história principal, há bastante sobre o momento que o Brasil vive e como chegamos até aqui.

Será que estamos diante de uma nova moda do mercado editorial?

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.