Topo

Sonha em escrever um livro? Acredite, um baralho pode te ajudar

Rodrigo Casarin

28/10/2017 10h45

Você tem uma ideia na cabeça, vontade de escrever um livro, mas não sabe nem por onde começar a colocar tudo no papel? Um projeto que busca apoio no Catarse promete te ajudar nessa empreitada. O "Saga do Escritor" é um baralho com 54 cartas que orientam o autor iniciante a organizar, planejar e escrever uma obra.

HENRIETTA LACKS MUDOU A SUA VIDA, MAS ELA NÃO SOUBE DISSO (NEM VOCÊ SABIA)

Ilustradas, as cartas são divididas em categorias como "Hábitos e Rotinas do Escritor", "Planejamento", "Personagens", "Elementos da Narrativa", "Estrutura Narrativa" e "Jornada do Herói" – esta permite que o autor desenvolva sua trama tendo como base uma estrutura já consagrada. Os idealizadores do projeto, que pode ser visto e apoiado aqui, fundamentaram o trabalho tendo autores como Umberto Eco, Stephen King, Joseph Campbell, George Orwell e Raimundo Carrero como referências.

Conversa entre escritores e distopia em HQ

Outros dois projetos bons também buscam apoiadores: a HQ "Teocrasília" e o livro "Conversa no Jardim". Este nasce de uma série de conversas entre os escritores Maria Valéria Rezende e Roberto Menezes, que desde 2014 gravam alguns dos papos que travam e agora resolveram passar parte do material para o papel. Promete ser interessante o resultado desses diálogos (seguidos de uma edição bastante intrusiva) entre uma escritora nascida em 1942 e já consagrada graças a livros como "O Vôo da Guará Vermelha" e "Quarenta Dias" e seu "pupilo" que naceu em 1978, é um dos idealizadores da Flipobre e autor, dentre outros, do competente "Julho é um Bom Mês para Morrer" (veja mais sobre o projeto aqui).

BELA ADAPTAÇÃO PARA HQ DE "O VELHO E O MAR" HONRA OBRA-PRIMA DE HEMINGWAY

"Teocrasília", de Denis Mellos, por sua vez, é uma distopia em quadrinhos que imagina um Brasil governado pela bancada religiosa que já possui grande força em Brasília. Na obra, após a "Revolução da Palavra", um regime teocrático é implementado no país, que passa a ter um futuro ainda mais obscuro, marcado pela perda dos direitos civis e a ascensão da intolerância às religiões e credos minoritários. Mais sobre o projeto aqui.

Gostou? Você pode me acompanhar também pelo Twitter e pelo Facebook.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.