Topo

Você sabe quem são os Bobos?

Rodrigo Casarin

13/07/2017 04h21

Bobos são aquelas pessoas tolas, atrapalhadas, metidas a engraçada ou que fazem de tudo para chamar a atenção, certo?

Sim, mas não só isso. Os Bobos também são um povo africano que ocupa um território (que atualmente pertence a Burkina Faso e ao Mali) desde, provavelmente, cerca de 800 d. C. e falam uma língua que também se chama bobo. Dentre os feitos históricos dos Bobos, seus arqueiros já foram considerados os "melhores do mundo" por outros povos africanos, isso por volta do século 13, quando foram incorporados ao exército do Império Mandinga.

Descobri isso ao passear pelo interessante "Dicionário de História da África", de Nei Lopes e José Rivair Macedo, publicado pela Autêntica. O volume foca no que se passou entre os séculos 7 e 16, cobrindo desde a ascensão do Islamismo no continente até a queda do Império Songai, um dos maiores e mais importantes da história.

Segundo Lopes, é sim possível especular, ainda que não afirmar, a conexão entre o povo e a palavra tal qual temos hoje em nosso imaginário. "A etimologia de 'bobo', consagrada, é o latim 'balbus', com provável interferência do castelhano, isso segundo o 'Dicionário Etimológico' do Antonio Geraldo da Cunha, de 1982. Mas nada impede a especulação, mesmo porque a época de entrada da palavra no léxico é dada como o século 17, quando os contatos entre Europa e África já eram intensos", explica. "Mas os indivíduos do povo mencionado, como está no verbete, eram admirados como arqueiros. Então, não eram 'bobos'", brinca o autor.

Apesar de ser um dicionário e servir como tal – ou seja, para uma consulta pragmática e pontual -, os mais de 1200 verbetes do livro acabam por apresentar um panorama da África ao longo dos séculos abordados. E o que vemos ali é algo bastante diferente do que a história tratada pela perspectiva eurocentrista nos conta.

Enquanto o leitor é apresentado a Umé (fundador da dinastia Bani Humé), Dinga Cissé (rei soninqué apontado como fundador do Antigo Gana) e Itsekiri (reino que ocupou uma região que atualmente pertence à Nigéria), por exemplo, também descobre como se constituía o continente naquele tempo, com crenças e culturas diversas e conflitos tanto por questões religiosas e políticas quanto pelo domínio de riquezas, rotas comerciais e expansão de fronteiras.

"Dicionário de História da África" é mesmo, mais do que um interessante dicionário, um ótimo livro de história.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.