Topo

Clássico dos mangás, Akira voltará a ser publicado no Brasil em junho

Rodrigo Casarin

05/05/2017 16h21

Um dos maiores clássicos dos mangás, "Akira", obra-prima de Katsuhiro Otomo, retornará às livrarias brasileiras em junho pela JBC. Remasterizada com supervisão do próprio autor, a nova edição dividirá a saga em seis volumes com cerca de 350 páginas cada, apresentará os desenhos originais restaurados e texto traduzido direto do japonês para o português.

"Akira", que rendeu a Otomo o Grande Prêmio de Ficção Científica Japonês de 1983, algo até então inédito para um autor de mangá, foi lançado originalmente em 1982 na revista Young Magazine e só chegaria ao final em 1990, após receber uma bem-sucedida versão animada para o cinema em 1988. No Brasil, o quadrinho foi publicado na década de 90, mas desde 1998 que não vinha sendo editado.

A história de "Akira" se passa em 2019, em uma Tóquio pós-apocalíptica, 38 anos depois do começo da Terceira Guerra Mundial. Nesse cenário, um personagem sofre um misterioso acidente que parece lhe despertar poderes especiais. Perseguido por agentes secretos do governo, o herói precisa salvar seus amigos e lidar com uma forte entidade que está prestes a se despertar. Em meio às cenas de ação, discussões sobre poder, corrupção e questão sociais surgem na narrativa.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.