Topo

Histórias nos muros pintados de cinza: Amazon aproveita “limpeza” de João Dória para promover a leitura digital

Rodrigo Casarin

27/03/2017 16h49

"Os melhores livros, compreendeu, são aqueles que dizem o que você já sabe". "Não vale a pena mergulhar nos sonhos e esquecer de viver". "Stop/ a vida parou/ ou foi o automóvel?".

As frases acima estão respetivamente em "1984", de George Orwell, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de J. K. Rowling, e "Alguma Poesia", de Carlos Drummond de Andrade. Todas elas também fazem parte da primeira campanha da Amazon para promover seu leitor digital, o Kindle, no Brasil.

E a ação promete causar mais discussões sobre o programa "São Paulo Cidade Linda", que o prefeito João Dória vem implementando na capital paulista. Isso porque tais citações, bem como diversas outras, foram projetadas nos muros cinzas que outrora recebiam grafites apagados em ações de "limpeza" e "embelezamento". Em uma referência à cor da tela desligada do leitor digital, a mensagem da Amazon, com um tom de provocação, é clara: "Cobriram a cidade de cinza? A gente cobriu o cinza de histórias".

Claro, uma frase de "50 Tons de Cinza", de E. L. James, também entrou na campanha: "Vou tomar café com Christian Grey, e odeio café". Veja o vídeo:

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.