Topo

Laerte, John Lennon e Anne Frank são destaques das HQs que sairão em 2017

Rodrigo Casarin

20/01/2017 17h20

laerte

Laerte.

E, enfim, a última relação de lançamentos para 2017, ano que começou com quadrinistas reivindicando uma categoria para as HQs no Prêmio Jabuti. Enquanto não há uma definição sobre a questão, a certeza é que teremos diversos quadrinhos potencialmente de qualidade sendo lançados ao longo do ano.

Comecemos pela Nemo, que promete uma adaptação de "O Diário de Anne Frank" assinada por Mirella Spinelli e também "Lennon", de Foenkinos, Corbeyran e Horne, livro no qual o ex-líder dos Beatles repassa momentos marcantes de sua vida. Além disso, ainda publicarão "Deslocamento", trabalho sobre encontros geracionais de Lucy Knisley, "Não Era Você que Eu Esperava", graphic novel com tom autobiográfico de Fabien Toulmé, que retrata o encontro de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down, "Paciência", ficção científica de Daniel Clowes, "Os Diários de Amora", relato infantil de Joris Chamblain e Aurélie Neyret, e "A Diferença Invisível", história sobre síndrome de Asperger assinada por Mademoiselle Caroline e Julie Dachez.

A Quadrinhos na Cia terá entre as suas novidades um dos nomes mais pesados das HQs no Brasil: Laerte Coutinho, de quem lançarão "Manual do Minotauro". A editora ainda tem em seus planos novidades de Rafael Coutinho ("Mensur"), Luke Pearson ("Hilda e o Troll") e Richard McGuire ("Aqui").

Pela Veneta teremos "Caligari!", uma releitura de Alexandre Teles para o clássico "O Gabinete do Doutor Caligari", filme de 1920, "Couro de Gato", de Carlos Patati e João Sánchez, sobre o surgimento do samba no Rio de Janeiro, e "Holandeses", de André Toral, história de dois irmãos judeus que vêm ao Brasil na época da invasão holandesa do século 17. A editora já tem também engatilhado para este ano uma autobiografia da cartunista e roteirista Cynthia B., uma nova obra de Marcelo D'Salete sobre Palmares e um volume que contará a história da tatuagem no país.

Já a Zarabatana trará ao Brasil um novo trabalho do ótimo Guy Delisle, autor de "Shenzhen", "Pyongyang", "Crônicas Birmanesas" e "Crônicas de Jerusalém". Em "O Guia do Pai Sem Noção", o franco-canadense narra divertidas situações vividas com seus dois filhos. A editora ainda publicará "Erzsébet", HQ de Nunsky que ganhou, em 2015, o Prêmio de Melhor Desenho no Festival de Banda de Amadora, o evento mais importante do segmento em Portugal, e o quinto volume da coleção "Lucky Luke", de Morris e Goscinny.

Capa GuiaDoPaiSemNoção

Billie Holiday e Turma da Mônica

Uma edição luxuosa, repleta de conteúdos extras, de "Billie Holiday", de José Muñoz e Carlos Sampayo, será uma das primeiras apostas da Mino, que também já confirmou a publicação de "Tabloide do Melite". Pela Martins Fontes sairá "Mary Wept Over Feet of Jesus", de Chester Brown, autor de "Pagando por Sexo". Na linha do terror, a Darkside publicará "Wytches", de Scott Snyder e Jock, primeira HQ da casa, e o mangá "Fragments of Horror", de Junji Ito, que inaugurará o selo Tokyo Terror, destinado à literatura oriental.

Quem também estreará nas HQs será a Reformatório, que apostará no formato para um capítulo extra do romance que lançarão de Ronaldo Bressane. Com o título de "Psico Sour", o quadrinho será "basicamente um catecismo cheio de sexo, drogas e salsa", resume Bressane, que assinará o volume junto com Adams Carvalho. "É nossa primeira experiência com HQ, mas não posso dizer que estamos entrando no nicho. Não faz parte da nossa linha editorial, pelo menos por enquanto, mas virá num bom momento, já que todos nós apoiamos a revindicação para que os quadrinhos nacionais ganhem ainda mais projeção e tenham a linguagem inserida nos grandes prêmios, como o Jabuti", pondera Marcelo Nocelli, editor da casa.

Voltando aos mangás, a JBC promete o esperado relançamento de "Inuyasha", de Rumiko Takahashi. E das graphic novels da Turma da Mônica, por fim, sairão um livro de Chico Bento assinado por Orlandeli, o terceiro volume da dupla Vitor e Lu Cafaggi e um de Capitão Feio por Magno e Marcelo Costa.

DESTAQUES DA LITERATURA NACIONAL PARA 2017 TÊM HILDA HILST, FERRÉZ E ALBERTO MUSSA

HARRY POTTER, VERONICA ROTH E CASSANDRA CLARE SÃO DESTAQUES DOS LANÇAMENTOS PARA JOVENS DE 2017

REVOLUÇÃO RUSSA E SAMBA MARCAM OS PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DE NÃO FICÇÃO DE 2017

MURAKAMI, BOLAÑO, FERRANTE, BORGES, MUNRO: OS LANÇAMENTOS DE LITERATURA ESTRANGEIRA PARA 2017

H. G. WELLS, CHARLES DICKENS, JANE AUSTEN, BRECHT E MARQUÊS DE SADE ESTÃO ENTRE OS CLÁSSICOS QUE SAIRÃO EM 2017 NO BRASIL

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.