Topo

Você conhece o argentino que se tornou “o fotógrafo dos escritores”?

Rodrigo Casarin

25/11/2016 17h45

 

Gonçalo M. Tavares, Andrés Neuman e Eduardo Halfon.

Gonçalo M. Tavares, Andrés Neuman e Eduardo Halfon.

Em 1978 que o argentino Daniel Mordzinski, então com 18 anos e trabalhando omo assistente de direção, pegou uma câmera a tirou uma foto de Jorge Luis Borges enquanto ele dava uma entrevista para o documentário "Borges Para Milhões". Claro que naquele momento ele não imaginava o que estaria por vir, mas com desenrolar da carreira, Mordzinski, um apaixonado por literatura, passou a ser tratado como "o fotógrafo dos escritores".

Rodando o mundo com suas lentes, registrou nomes como José Saramago, Salman Rushdie e Umberto Eco. Alguns de seus cliques vieram em momentos emblemáticos, como um solitário Gabriel García Márquez sentado na cama com o olhar disperso e Jorge Amado comprando frutas. Sim, fotografou diversos brasileiros também: João Ubaldo Ribeiro, Eliane Brum, Luiz Vilela, Marcia Tiburi, Eric Nepomuceno, Julián Fuks, João Carrascoza, Santiago Nazarian, Moacyr Scliar, Milton Hatoum, Paulo Coelho…

Agora uma parte significativa de sua obra foi reunida no livro "A Literatura na Lente de Daniel Mordzinski", lançado pela Sesi-SP Editora. "Tenho a impressão de que ele, há um tempo, admira os escritores e se compadece deles. Esses seres que não raro pensam ser maiores do que são, que lutam em eventos literários para ter a autoria da frase mais brilhante, que constroem muralhas da China de hostilidades longevas. Mas que também estão ali, a alma em punho, de quando em quando, humildemente perseguindo sua própria voz. Que às vezes sofrem da sinceridade e acham que o mundo precisa de algum cutucão. Que abrem canais do Panamá de amizades sinceras. Que trabalham. Que trabalham muito", escreve Adriana Lisboa, autora de "Hanói" e "O Sucesso", no texto de introdução do volume.

Veja algumas fotos de Mordzinski presentes no livro:

Luis Fernando Verissimo.

Luis Fernando Verissimo.

Leonardo Padura.

Leonardo Padura.

José Saramago.

José Saramago.

José Luis Peixoto.

José Luis Peixoto.

Jorge Amado.

Jorge Amado.

João Ubaldo Ribeiro.

João Ubaldo Ribeiro.

Elaine Brum.

Elaine Brum.

Carmen Camacho.

Carmen Camacho.

Jorge Luis Borges.

Jorge Luis Borges.

Gabriel García Márquez.

Gabriel García Márquez.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.