Topo

Com filme, editoras apostam em livros de Animais Fantásticos e Onde Habitam

Rodrigo Casarin

22/11/2016 13h37

animais

Newt Scamander é um magizoologista que chega a Nova Iorque na década de 20 carregando uma maleta que abriga sua coleção de animais fantásticos coletados durante diversas viagens. Alguns desses bichos, contudo, escampam-lhe e ele precisa reavê-los antes que causem algo aos "trouxas", os seres humanos comuns. A partir daí que a história de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" se desenrola. O filme, que faz parte do universo mágico de "Harry Potter", estreou no Brasil no dia 17 de novembro e levou milhares de fãs do bruxinho e do trabalho de J. K. Rowling aos cinemas.

46398826Como era de se esperar, editoras já enchem as livrarias com livros que se relacionam com o filme. A Rocco, que publica a série "Harry Potter" no Brasil, lançou dois volumes amplamente ilustrados e com títulos que deixam bem claro a proposta das obras: "Animas Fantásticos e Onde Habitam – Guia do Mundo Mágico do Filme" e "Animas Fantásticos e Onde Habitam – Guia dos Personagens", ambos publicados em parceria com a editora Scholastic e a Warner Bros, responsável pelo longa. A Rocco também publicará no ano que vem, no primeiro semestre, o roteiro original do filme, assinado por J. K. Rowling.

A Record, por meio do selo Galera, lançou o "Animais Fantásticos e Onde Habitam – Newt Scamander – Um Scapbook do Filme", de Rick Barba. O volume busca reproduzir a maleta encantada de Scamander e apresenta objetos destacáveis, como jornais mágicos e pôsteres, pelos quais o leitor tem contato com algumas das criaturas presentes na obra e conhece amigos do protagonista.

Itens da maleta da Record.

Proposta semelhante segue "A Maleta de Criaturas: Explore a Magia do Filme Animais Fantásticos e Onde Habitam", publicada pela HarperCollins Brasil. A obra traz réplicas de objetos usados no filme e revela segredos da produção, fotografia e artes conceituais, além de histórias dos bastidores do longa. É da editora também o "Mergulhe na Magia: Os Bastidores de Animais Fantásticos e Onde Habitam", que fala sobre os personagens, cenários e criaturas do filme, servindo como uma espécie de porta de entrada àquele universo. Sim, como é possível perceber, todas as publicações seguem uma linha bastante semelhante, uma espécie de "mais do mesmo".

AnimaisFantasticos_livro_colorir_criaturasPara Colorir

A HarperCollins Brasil ainda lançará em dezembro o "Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Livro de Colorir de Criaturas Mágicas". Será o segundo volume "de colorir" baseado no filme que a editora coloca no mercado. Em setembro já tinham lançado "Animais Fantásticos e Onde Habitam: O Livro de Colorir de Personagens e Lugares Mágicos".

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.