Topo

Festival em São Miguel terá “Harry Potter feminista” e homenagem a trans

Rodrigo Casarin

08/11/2016 10h42

 

Selfie que Laura Vermont tirou horas antes de ser morta.

Selfie que Laura Vermont tirou horas antes de ser morta.

Laura Vermont morreu no dia 20 de junho de 2015. A moça tinha 18 anos quando foi espancada por um grupo de cinco homens. Depois de tomar pauladas na cabeça, saiu desnorteada por uma avenida na zona leste de São Paulo. Ao chegar da polícia, estava transtornada. Acabou sendo novamente agredida com chutes e tomou um tiro no braço. Quando a levaram para o hospital, já era tarde. Parte dos agressores foi detida, bem como os dois policiais, Ailton de Jesus e Diego Clemente Mendes, presos por falso testemunho e fraude processual – eles mentiram ao explicar como havia sido o encontro com Laura e ao dizer que não tinham dado tiro algum. A moça era uma transsexual.

Laura será lembrada com um ato em sua memória nesta quarta, entre às 18h e às 20h, na Avenida Nordestina, altura do nº 3554, justamente onde foi atacada. Três coletivos se reunirão para realizar um sarau em homenagem à moça, em uma intervenção que faz parte da 7ª edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, evento organizado pela Fundação Tide Setubal, que levará entre os dias 9 e 11 deste mês uma programação cultural com mais de 180 atrações para 46 lugares do bairro na zona leste de São Paulo.

O que norteará toda a programação do evento, que tem como tema "Narrativas de gênero: feminino, feminismo e outras histórias", será justamente a presença das mulheres na literatura e na sociedade de forma geral. Ao encontro disso que se dá uma das séries de atrações mais curiosas do festival: "O Feminismo no Universo Mágico de Harry Potter". Serão brincadeiras voltadas para crianças que acontecerão em diversos dias e horários e que ganham nomes como "Dinâmica da Casa Lufa-lufa: Fantasia Maluca", "Suando no Quadribol", "Dinâmica da Casa Cornival: Quem Disse?", "Dinâmica da Casa Grifinória: Show de Talento" e "Dinâmica da Casa Sonserina: Soletrando com Magia".

Seguindo linha semelhante, em "Mulher: O Sexo Frágil? Ah, Nem nos Livros!", alunos do curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul se apoiarão em personagens como Cinderela, Branca de Neve e, claro, Hermione para levantar questões que levem o público a refletir sobre o feminismo.

Apostando na literatura como um meio para se abordar temas fundamentais na sociedade, o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel contará ainda com marchas contra o machismo e pelo fim da violência, uma Árvore de Livros que terá diversos exemplares para doação e a Biqueira Literária, onde poderão ser encontrados títulos de escritores de literatura marginal e periférica. A vasta programação completa do evento pode ser acessada aqui.

Sobre o autor

Rodrigo Casarin é jornalista pós-graduado em Jornalismo Literário. Vive em São Paulo, em meio às estantes com as obras que já leu e às pilhas com os livros dos quais ainda não passou da página 5.

Sobre o blog

O blog Página Cinco fala de livros. Dos clássicos aos últimos sucessos comerciais, dos impressos aos e-books, das obras com letras miúdas, quase ilegíveis, aos balões das histórias em quadrinhos.